Capoeira | Da redação | 10/08/2017 13h48

Entrega de Medalha a mestres em solenidade fortalece capoeira

Compartilhe:

A arte, a cultura e o esporte que envolvem a capoeira foram reconhecidos em sessão solene na noite desta quarta-feira (9/8), na Assembleia Legislativa, que entregou a Medalha Manoel dos Reis Machado – Mestre Bimba a 25 mestres e personalidades que se destacaram e contribuíram com ações e projetos sociais da área em Mato Grosso do Sul. O evento foi proposto pelo deputado João Grandão (PT), em alusão ao Dia da Capoeira, comemorado anualmente em 3 de agosto.

“A entrega da honraria é o reconhecimento aos mestres e praticantes, como forma de fortalecimento da capoeira, que há muitos anos sofre um processo de discriminação, mas que nós aqui, fazendo justamente o contrário, estamos homenageando e agradecendo a colaboração cultural que eles trazem e mantêm. Será que há 30 anos teríamos este espaço para falar da capoeira? Esse avanço é muito importante, vamos continuar essa luta”, discursou o deputado João Grandão.

O parlamentar é autor da Resolução 23/2017 que cria a Medalha Mestre Bimba e da Lei 4.968/2016, que institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para incluir a capoeira à proposta pedagógica das unidades educacionais, públicas e privadas, da Educação Básica, no Mato Grosso do Sul.
O coordenador geral do Fórum Estadual de Capoeiristas, Lucimar Espíndola da Silva - mestre Cai Duro, explicou que duas escolas de Campo Grande já aderiram à inclusão da capoeira em suas atividades, mas é preciso avançar. “É necessário ter documentação completa para aderir, aproveito este evento para convidar a todos para participar do Fórum e fortalecer os projetos para que mais espaços se abram para a capoeira, pois essa é uma arte muito maior que pensam. O profissional não é apenas um jogador, mas é um professor e preservador de história da cultura brasileira e africana, ele também é um artesão, por ser obrigatório aprender a confeccionar os instrumentos, ele também dá suporte aos alunos, incentiva o esporte, a saúde nessa prática que está aberta a todos os povos, não só ao negro. É um patrimônio imaterial”, ressaltou o mestre.

Em nome dos homenageados, Aparecido Teodoro Luis - mestre Shallom, parabenizou a todos. “Capoeira não é só um patrimônio da raça negra. Existem inúmeras possibilidades da inclusão e, sem sombra de dúvidas, a Assembleia dá uma importante contribuição com essa homenagem para o fortalecimento da prática”, afirmou. Mario Alves dos Santos - mestre Guerreiro, capoeirista desde os sete anos, também usou a tribuna para agradecer a honraria. “Agradeço a você deputado [João Grandão] que traz essa valorização da capoeira, que é praticada por cidadão, por ser humano que não se importa com o que a pessoa tem ou faz. Mestres, vocês são o meu orgulho. Tenho 68 anos e ainda pratico essa arte”, disse.

O subsecretário de Igualdade Racial, Leonardo de Oliveira Mello Eles, em nome do Governo do Estado destacou que os mestres, se organizarem a documentação, podem ainda contar com emendas parlamentares e outros recursos públicos para ampliar os projetos.

Também estiveram presentes na solenidade os deputados Antonieta Amorim, Eduardo Rocha e Renato Câmara (PMDB) e Amarildo Cruz (PT).

Além dos já citados, a solenidade homenageou: Carlos Almir índio do Brasil - mestre Almir; Claudio Barbosa da Silva – mestre Jamaica; Eleno Ribeiro Trindade - mestre Cobra; Lidemar Algusto da Silva; Mario Marcio do Nascimento Queiroz; Isaías Ramos Maior – mestre Profeta; Everson Almeida Costa – mestre Poeta; João Paulo Delfino Anunciação (Com. São João Batista); Lamartine José dos Santos – mestre Pernambuco; Josimar Flor de Araujo - mestre Vermelho; José Maria Viana Guedes - mestre Jaraguá; Alex Davalos Barros - mestre Ceará; Roberto Ros Perez Miranda; Antônio Marcos Lacerda de Lima – mestre Liminha; Márcia Silva (São Benedito); Amaury Elias Dias – mestre Mineiro; Edgar de Souza Matos – mestre Cabeça; Mário Alves dos Santos – mestre Guerreiro; Arnaldo de Souza Ferreira - mestre Sorriso; Erimar Aparecido Gimenez Medina - mestre Gordinho; mestre Elias; Douglas Corrêa da Silva - mestre Pernalonga; e Barnabé Soares Ribeiro - Mestre Barnabé.

A solenidade contou apresentações culturais da sanfoneira e cantora Lenilde Ramos e percursionistas do Projeto Curumim Pé de Ouro, da Comunidade Negra São João Batista, de Campo Grande, que atende mais de 100 crianças com serviços socioassistenciais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS