Canoagem | Lucas Castro | 16/07/2019 11h31

Estadual de Canoagem 2019 chega a Nioaque

Compartilhe:

Nioaque, cidade distante a 180 quilômetros da capital Campo Grande, sedia a quarta etapa do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Canoagem 2019. A prova será realizada no domingo (21), com treinamento no sábado (20), para reconhecimento das águas do Rio Nioaque.

As águas do rio que dá nome ao município recebem novamente, após muito tempo, uma disputa do calendário oficial da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul (FCaMS).

De acordo com o presidente da entidade, Rafael Girotto, a etapa estadual de Nioaque deve receber cerca de 50 competidores. “A média de atletas está bem maior neste ano do que nos anteriores. Recebemos de 50 a 60 atletas por etapa. Normalmente, estávamos com média de 45. Acredito que, devido à qualidade dos eventos e à inclusão de novas cidades no circuito estadual, o pessoal tem procurado mais participar”.

Girotto destaca, ao Esporte Ágil, que as disputas do Estadual 2019 estão acirradas, o que proporciona maior nível de competitividade para a modalidade em Mato Grosso do Sul. “Expectativa está bastante grande, porque o campeonato este ano está bem disputado, não tem ninguém despontando em nenhuma categoria, está todo mundo equilibrado. Então, isso anima um pouco mais os outros concorrentes que não estão tão na frente, mas também não estão longe da dianteira. O pessoal está bem empolgado”.

Esta será a quarta etapa de sete previstas no calendário divulgado pela federação esportiva em fevereiro deste ano. Para Girotto, a parada no Rio Nioaque é decisiva para quem almeja chegar entre os primeiros ao final da competição. Ele acrescenta que quem fizer mais de 300 pontos será candidato ao título.

O sábado (20) será dedicado aos treinamentos e reconhecimento do curso d’água. O dirigente da FCaMS afirma que a prova chega em um bom momento a Nioaque. Segundo ele, nesta época do ano, as águas estão limpas, com pontos de corredeiras e alguns obstáculos naturais, aspectos ideais para a prática da modalidade.

A largada oficial será no domingo (21), às 9h30, no Largo da Bahia. A chegada será na ponte do centro da cidade, a partir das 10h30.

Assim como na fase anterior, disputada no distrito de Camisão, estão entre os inscritos os sul-mato-grossenses convocados para a seleção brasileira: Rafael Girotto, Daniel Hayashi e Bárbara Marinho. Os canoístas foram chamados para o Mundial da categoria sênior, que será realizado na cidade de La Seu D’Urgell, na Espanha, em setembro.

Rafael Girotto salienta que as etapas do Estadual 2019 servem de treinamento, tendo em vista a competição internacional a dois meses. “Vamos participar, apesar desta não ser a nossa prova mais forte. Nós três somos melhores em provas mais curtas, de sprint”.

“Na verdade, usamos as etapas do Estadual para treinamento, para não perder o pique e também para estar junto à galera que ajuda e que movimenta o esporte no estado. Apesar de não ser nosso forte essa prova, é sempre bom participar para ficar em alta, não deixar cair o preparo”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS