Canoagem | Da redação | 22/12/2018 11h48

Após ‘melhor ano da carreira’, caubói da canoagem mira Jogos de Tóquio

Compartilhe:

O canoísta Fernando Rufino, o Cowboy, é apontado como um dos grandes nomes do Brasil para a disputa das paralimpíadas de Tóquio (JAP). Este mês, em função dos bons resultados obtidos este ano, ele foi homenageado com a Medalha Rose Rocha, pela Câmara Municipal de Campo Grande, e já projeta 2019 como ‘preparação’ para 2020.

“Foi um ano bem produtivo, tive bons resultados, e agora vamos montar um projeto para 2019. Em cima de alguns erros e acertos deste ano, queremos aperfeiçoar, pois vamos tirar os atletas que vão para as paralimpíadas do Japão. O ano de 2018 foi de muita estratégia e treinamento. Agora, vamos focar para conseguir uma vaga nos Jogos de Tóquio”, disse, ao Esporte Ágil.

Amante do rodeio, Rufino caiu aos 21 anos do touro Furacão, que pisoteou sua cabeça e lhe quebrou o maxilar, mas 40 dias depois já estava domando o bicho de novo. Um ano depois, viajando em um ônibus com a porta aberta, escorregou para fora e o veículo o atropelou, provocando-lhe a lesão de medula que o deixou em coma e o obriga a andar de muletas até hoje.

Meses depois, se estatelou em uma árvore quando viajava a 100 quilômetros por hora na garupa de uma moto. Quebrou uma perna. Seu último cara a cara com a morte veio pouco depois, em forma de raio que atingiu a casa dos pais e o machucou, deixando-o com tremedeira durante dias.

Fernando tinha garantida sua vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio na paracanoagem desde 2015 mas, poucos dias antes do evento, os médicos o proibiram de participar por problemas cardíacos: seu coração dispara até em repouso.

Este ano, Rufino venceu a Copa do Brasil de Canoagem, o Campeonato Brasileiro, o Pan-Americano, ambos na canoa e no caiaque, e ainda abocanhou um sexto lugar no Mundial da modalidade, realizado em Portugal, na prova do caiaque. “Digamos que foi, sim, o melhor ano da minha carreira. 2018 foi ótimo, e 2019 deve ser ainda melhor”, profetizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS