Boxe | Gabriel Sato | 12/11/2019 14h56

'Punhos de aço' nocauteia adversário e cinturão do peso-pena permanece em MS

Compartilhe:

O cinturão do boxe na categoria peso-pena até 57,153 kg, mais uma vez permaneceu nas mãos do sul-mato-grossense, Luís Claudio Cardoso, popularmente conhecido como 'punhos de aço". O pugilista, que defendeu a permanência do cinturão no último sábado (9), em Campo Grande-MS, duelou contra o baiano Genivaldo dos Santos, e garantiu a vitória na 2ª edição do evento fiscalizado pelo Conselho Nacional de Boxa (CNB) e organizado pela Associação Sul-Mato-Grossense de Luta e Artes Marciais.

Natural de Coxim-MS, "punhos de aço" superou seu adversário no terceiro round da luta, com um nocaute. O coxinense é campeão desde 2017, quando venceu Lazaro Bomfim, do Ceará, na disputa que aconteceu em Brasília-DF. Com a vitória no último final de semana, Cardoso tem em seu currículo profissional oito vitórias, sendo três nocautes, em 10 combates de boxe profissional. E conta em seu histórico como amador, 239 lutas com apenas 19 derrotas.

De acordo com o coxinense, a luta diante do atleta da Bahia foi complicada, mas ele estudou o adversário nos dois primeiros rounds, para ver onde ele sentiria mais os golpes, e encontrou o caminho para o nocaute. "Eu e meus técnicos observamos que ele estava sentindo as entradas na barriga, então consegui acertar um golpe naquela região, e nocautear".

Para o pugilista, lutar 'em casa' e ter a torcida incentivando foi importante para que ele conseguisse manter a permanência do cinturão. "O apoio da torcida é fundamental para o atleta, da aquele 'gás' a mais, então esse cinturão é muito importante, não só para mim, mas para todo o Estado, sou o único atleta daqui à ter e defender várias vezes o título nacional".

Luís Claudio em confronto contra Genivaldo dos Santos (Foto: Oscar Daniel)

O boxeador revela que começou no boxe na época do exército por influência dos amigos que diziam que ele precisava perder peso. "Meus amigos faziam boxe e eu era capoeirista, então eles me chamavam pra ir treinar para ajudar a perder peso, e na época eu não gostava do boxe, mas de tanto eles insistirem, eu fui".

Segundo ele, após começar os treinos, gostou do esporte, e com 20 dias, competiu no Estadual e faturou o título na capital morena. Da primeira conquista até hoje, ele disputou 13 campeonatos Estaduais, e foi campeão de todos, além de ser três vezes medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Amador, duas vezes vice, e também conquistar os títulos dos Jogos Abertos em São Paulo, Forja de Campeões, e subiu ao lugar mais alto do pódio em competições fora do país, na Bolívia e no Chile.

A Noite das Estrelas reuniu 10 lutas, sendo sete amadoras e mais três profissionais. Segundo o presidente da Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul (FDBMS), Marcelo Nunes, os eventos são importantes para atrair a população. "Eu observo a quantidade enorme de pessoas que veem prestigiar o boxe, para nós que estamos nesse meio, isso é muito importante porque motiva a modalidade e os amantes, e dá uma visibilidade enorme".

Presidente da FDBMS, Marcelo Nunes (Foto: Gabriel Sato)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS