Boxe | Lucas Castro | 10/07/2019 12h23

Boxeador de Corumbá fica com o bronze no Brasileiro Cadete

Compartilhe:

O pugilista Paulo Victor da Silva, de Corumbá-MS, conquistou a medalha de bronze na 12ª edição do Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Cadete. A competição foi sediada no Complexo Esportivo Gustavo Cid Nunes Cunha, em Cuiabá-MT, de 29 de junho a 7 de julho. Além da categoria cadete, a capital mato-grossense recebeu os torneios nacionais nas classes feminino elite e juvenil.

Paulo Victor, de 15 anos, fez sua primeira luta, já nas quartas de final da categoria cadete até 50 quilos, contra Isaias Souza, da Bahia. O sul-mato-grossense venceu por pontos, ao fazer 4 rounds a 1.

Treinado por Daniel Molina, o pugilista bateu o baiano após se destacar com intensa movimentação e imprimindo velocidade no confronto. A boa atuação do atleta da Cidade Branca foi salientada pelo presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Mauro Silva. “O menino [Paulo Victor] é bom, bate forte e não dá moleza", disse o dirigente.

"Ele é muito bom, uma vitória de um atleta com muita qualidade. Uma vitória sobre o atleta baiano é o melhor teste que poderia ter pela frente", comentou o presidente Federação Mato-Grossense de Boxe (FMB), Sebastião Borges.

O corumbaense foi eliminado na semifinal. De acordo com boletim da CBBoxe, Paulo Victor foi vencido por walkover (W.O.), ou "vitória fácil" na tradução, por não ter conseguido bater o peso da categoria. O sul-mato-grossense enfrentaria o paulista Ronald Ribeiro, que avançou. "Ele perdeu para a balança. Todos que assistiram às lutas, confirmaram que ele parecia ter plenas condições de levar o título, não fosse esse contratempo", afirmou Vitorino Silva, pai do atleta.

“Fiquei quase duas semanas treinado com professor Paulo Brito (técnico da Seleção de Mato Grosso do Sul). Creio que isso foi muito importante, porque, além de acelerar meus treinamentos, tive oportunidade de fazer sparing com atletas de qualidade elevado", observou Paulo Victor.

Atleta foi elogiado por sua rapidez no ringue (Foto: Arquivo pessoal)

"Acredito que, para o próximo Campeonato Brasileiro, estarei melhor. Agradeço meu técnico Daniel Molina, que me ensinou lutar boxe”, finalizou o atleta.

O Brasileiro Cadete na Cidade Verde foi a primeira competição nacional de Paulo Victor. O pugilista pantaneiro possui apenas cinco lutas em seu cartel. O jovem boxeador prepara-se, agora, para a próxima etapa do Circuito Estadual de Boxe, organizado pela Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul (FDBMS). As disputas estão previstas para os dias 27 e 28 de julho, no Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, em Corumbá.

Destaque na arbitragem

Joilson Leite, de 35 anos, foi escolhido o melhor árbitro do campeonato. Ele atuou em seis embates. De acordo com a organização, teve como principais aspectos positivos segurança, bom posicionamento. O sul-mato-grossense também não cometeu falhas nas lutas conduzidas.

Joilson está na arbitragem de boxe há cinco anos. Há três anos integra o quadro da CBBoxe. Como integrante da arbitragem em Mato Grosso do Sul, foi eleito melhor juiz e melhor árbitro em outras oportunidades. Conforme Marcelo Nunes, presidente da FDBMS, Joilson destaca-se pela dedicação. “Ele estuda muito e não mede esforços para estar presente em todas as competições ao qual é chamado. Esses são fatores determinantes para a boa fase vivida".

Joilson é irmão de Joemeson Leite, árbitro internacional que, por questões de saúde, está afastado temporariamente da arbitragem. Flávia Ferreira é outra árbitra sul-mato-grossense de destaque nacional e internacional.

O Campeonato Brasileiro de Boxe, nas classes cadete masculino, e feminina juvenil e elite, teve a participação de 130 competidores de 17 unidades federativas. A delegação sul-mato-grossense foi composta por cinco atletas, dois técnicos, o chefe da delegação Marcelo Nunes e dois membros da arbitragem.

Atletas:

1. Debora da Rosa Santos (até 51 kg) - feminino elite

2. Rosana Pereira dos Santos (até 60kg) - feminino elite

3. Paulo Victor D. Alves da Silva (até 50 kg) - masculino cadete

4. Davy Cure Brito Coene (até 60 kg) - masculino cadete

5. Allan dos Santos Dias (até 66 kg) - masculino cadete

*Com informações da FDBMS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS