Bate-Bola | Gabriel Neri e Gabriel Sato | 26/09/2020 09h11

EA bate-papo com o atleta de esportes de força, Ronny Garcia

Compartilhe:

Campo-grandense vive no mundo da academia há mais de uma década e explicou como funciona o Powerlifiting e o Strongman.

Ronny Garcia é um professor, personal trainer e atleta de esportes de força nascido em Campo Grande-MS. Formado em Educação Física na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o sul-mato-grossense vive no mundo da academia há mais de uma década e contou em entrevista exclusiva ao Esporte Ágil sobre a sua trajetória no esporte e explicou como funciona o Powerlifiting e o Strongman.

Esses dois esportes são considerados esportes de força e crescem a cada dia no Mato Grosso do Sul. O mais consolidado é o Powerlifting, que é o levantamento de peso básico. Ele tem três modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra.

Já o Strongman é considerado o atletismo de força, onde os competidores buscam mostrar habilidades de força em uma série de testes e de diferentes formas. Aqui em MS, caminha junto ao Powerlifiting em relação ao crescimento.

Quem é Ronny Garcia, onde nasceu, qual a sua profissão?
Meu nome é Ronny Garcia, natural de Campo Grande-MS. Sou professor de Educação Física, servidor público, amante dos esportes de força e dos esportes em geral. Praticamente ativo de atividades e de exercícios físicos.

Você pratica powelifting e strongman, explique esse esporte para quem não conhece.
Eu fui apresentado aos esportes de força lá por 2013. A gente tinha uma equipe da academia que eu trabalhava como professor e a equipe, na época, inovou um pouquinho, fazendo campeonatos internos e para gente de fora também com umas coisas que ele gostava, mostrando que é o esporte de força. Nessa época também, fiz parte do Powerlifiting, do Strongman. Não tinha uma equipe formada naquela época, porque são coisas novas por aqui. Mas, então, eu fui apresentado ao Powerlifiting, que é o levantamento de pesos básicos.

Como funciona esse esporte?
Esse esporte é composto por três exercícios que são feitos na academia mesmo com os equipamentos que é o supino, agachamento com a barra, agachamento nas costas e também o levantamento terra, que é o deadlifit. Então, são esses três exercícios, você tem a chance de mostrar uma repetição com a maior carga [peso] em cada repetição. A maior carga é seu resultado nesses exercícios. No final de tudo, eles somam os três pesos, fazendo seu resultado, ou seja, quem tem mais força nessa repetição máxima. É o esporte de força que visa o maior rendimento nesses três exercícios que são o levantamento de pesos básicos.

Ronny Garcia durante competição (Foto: Reprodução/Instagram)

Já o Strongman nessa época também teve os campeonatos que foram feitos juntos, como o pessoal gostava e queria era alavancar essa parte de esporte de força, teve a boa ideia de fazer esses esportes juntos e foi uma época bem legal. 2013 e 2014 foi quando tiveram vários campeonatos e campeonatos externos também. Nós fizemos nos altos da Afonso Pena, fizemos também lá onde é o Aquário [do Pantanal] também teve um campeonato bem legal. Eu iniciei nessa época com alguns integrantes da equipe de Power e de Strongman. Eles estavam também fazendo parte.

Strongman é um ‘atletismo de força’, ele já usa habilidades, exercícios diferentes que são feitos, são mais complexos que os exercícios da academia. E são como ‘shows’, mas sendo de alto rendimento, e que visam algumas provas diferenciadas. São todas de força, mas envolvem outras habilidades de resistência como movimentos que você não faz normalmente na academia.

Além disso, você é professor de educação física e personal trainer, como é conciliar essa vida de professor e atleta?
Eu sou formado desde 2009 e sempre tive na academia, é o que eu gosto, é o meu mundo desde a época que comecei a faculdade que eu já comecei a fazer estágio. Eu já treinava antes, então, coloca aí na academia uns 15 anos.

Formei na UCDB na turma de 2009 e já estava na academia e continuei nessa área por um bom tempo, passando por alguns lugares e conhecendo muitas pessoas boas. É o que eu gosto. E também hoje eu sou servidor público, entrei em outra área, que é a área da licenciatura, que a gente dá aula em escolas.

Hoje eu sou professor do município, então, um dos períodos eu dedico à escola. Já estou no terceiro ano e estamos aí levando essas duas partes diferentes da área.

Quais são os principais nomes do esporte aqui e quais campeonatos têm?
Do Powelifiting é o Clayton Munhoz, ele faz parte da seleção brasileira, já disputa nacional, sul-americano, já é nome dos masters lá há algum tempo. Ele me ajudou muito nessa parte. Outro é o Maylon Machado, que é o cara da equipe que organiza e além de treinar, mexe com a parte burocrática.

O strongman ainda não tem um campeonato estadual. Esse ano, tudo foi mudado, aqui é novo e o pessoal já treina há algum tempo e vão para campeonatos fora [de MS], mas no país não é um esporte com calendário gigante. O Powerlifiting já faz algum tempo e já tem estadual, tudo nas regras certinho.

Garcia durante treino para desafio Dead (Foto: Reprodução/Instagram)

Como alguém faz para iniciar nesse mundo dos esportes de força?
Tem que fazer musculação e outros tipos de esporte que vão fazer você melhorar sua resistência. Você precisa ter uma consciência corporal de movimento. Assim, é uma coisa complexa de falar. Não tem uma forma ‘certa’ que pode iniciar.

Qual sua inspiração para seguir treinando?
Eu gosto do que eu faço, eu gosto do treinamento. Eu mergulhei no esporte, no treinamento e é uma coisa que me faz todo dia procurar coisas novas. E é isso que inspira.

Como está sendo esse período de pandemia para ti com relação aos treinos e às aulas, quais os principais desafios que você viveu?
Mudou tudo. A gente ficou meio ‘off’ dos treinamentos, meio fora, durante o início até voltar para a academia. Então, foi um momento bem difícil, mas que já voltou. As academias que eu estou têm todos os critérios, os protocolos. Muda a rotina, foi bem difícil assim no começo, mas a gente tem que se adaptar.

Ronny Garcia participa dos esportes de força desde 2013 (Foto: Reprodução/Instagram)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS