Bate-Bola | Hélio Lima | 26/01/2015 20h08

Cláudio Cintra

Compartilhe:

Cláudio Cintra

Campo Grande - Cláudio Baisch de Andrade Cintra, 28 anos (nascido em 26/03/1986). Nasceu em Campo Grande (MS), se formando em medicina aos 23 anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Logo após terminar o curso, foi para São Paulo, fez pós-graduação na USP. Claúdio começou a trabalhar no Palmeiras aos 26 anos, sendo segundo ele, provavelmente o médico mais jovem a ser contratado por um clube de ponta do país. Cintra trabalha com as categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras. Ele falou ao site Esporte Ágil sobre a experiência de estar em um dos grandes clubes do futebol brasileiro.

Esporte Ágil - Como é trabalhar num clube com a importância do Palmeiras?

Cláudio Cintra - Trabalhar no Palmeiras é sensacional! Um clube organizado, nunca atrasa o salário dos funcionários, tem gestão profissional e funciona como uma grande empresa. Além disso, acrescenta-se o orgulho de trabalhar em um dos maiores clubes do Brasil, com reconhecimento mundial.

EA - De que forma surgiu a oportunidade?

Cintra - Fiz residência em medicina esportiva na USP e tinha as melhores notas da minha turma. O Palmeiras costuma contratar só médicos desta universidade e acabou coincidindo de eu estar terminando a especialização e o clube estar contratando um médico. Já tinha recebido proposta para trabalhar no Flamengo também, mas na ocasião não quis sair de São Paulo para me manter próximo da USP, onde até hoje aprendo muito. Não sou mais aluno, mas ainda tenho vínculo com a Universidade, agora como Preceptor do Programa de Residência em Medicina Esportiva.

"É interessante hoje conhecer jogadores e ex-jogadores, os quais até pouco tempo atrás eu era apenas fã."

EA - Em alguma época da sua vida você chegou a sonhar em ser jogador de futebol? Qual a sensação de trabalhar em um clube de ponta do futebol brasileiro?

Cintra - Vontade, eu acho que todo menino que gosta de futebol já teve, mas nunca levei isso como um sonho real, até porque não tinha tanta intimidade com a bola. Porém trabalhar neste meio realmente era um sonho que parecia longe de se alcançar. É interessante hoje conhecer jogadores e ex-jogadores, os quais até pouco tempo atrás eu era apenas fã.

EA - O ano de 2015 começou e o Palmeiras entrou em uma nova fase. Como está o ambiente no clube nesse inicio de trabalho da nova comissão técnica?

Cintra - Meu vínculo é com as categorias de base, então ainda não tive contato com o Osvaldo e com a nova comissão. Mas o clima é de otimismo, pois estamos montando um time forte, no tempo certo e temos uma safra diferenciada de jogadores na base, sem dúvida serão revelados uns dois ou três bons atletas neste ano, capazes de serem titulares.

"Nada é inalcançável, basta você estar disposto a se submeter à intensidade e quantidade de esforço necessário para atingir seus objetivos"

EA - Como é a relação do médico com os jogadores?

Cintra - A relação médico-jogador é amistosa, porém profissional. Com alguns brincamos mais, outros são mais fechados. A intenção é sempre ajudar ao máximo, pois um atleta profissional já tem muita pressão, muito problemas para lidar e precisam de todo suporte da comissão técnica, no intuito de facilitar o seu trabalho.

EA - O calendário do futebol brasileiro sofre muitas críticas pelo número de jogos, limitando o período de descanso do atleta. Nesse ano, os clubes tiveram um período de pré-temporada maior. Qual a importância de uma pré-temporada bem feita na prevenção de lesões?

Cintra - Os jogadores chegam ao fim de uma temporada desgastados, com desbalanços musculares e lesões que foram rapidamente tratadas para eles voltarem logo a campo. Depois entram de férias e então se inicia a pré-temporada. Este é o período ideal para, com calma, corrigirmos qualquer déficit de força, flexibilidade e coordenação que eles venham a apresentar, para começarem o ano com 100% de sua condição física.

Independente do período de pré-temporada que o calendário permite, eventualmente acaba sendo necessário um trabalho mais longo para jogadores que sejam identificados com maior risco de lesão, pois o início do ano é quando se tem tempo para fazer isso e ainda não tem tanta pressão por resultados.

A pré-temporada tem muita importância na parte física. Lembro que o Atlético Paranaense fez uma pré-temporada bem longa em 2013 e jogou o estadual com seu timesub-20. Acabou se prevalecendo fisicamente no segundo turno do Campeonato Brasileiro daquele ano, subiu muito na tabela e terminou em terceiro lugar. Sem contar que jogadores bem fisicamente, menos fadigados, se machucam menos.

EA - Fale sobre os seus planos para o futuro.

Cintra - Estabeleci o prazo de até o fim deste ano para definir meu futuro profissional – se construo uma carreira em São Paulo ou volto para Campo Grande.
Meu plano para a Cidade Morena é montar uma Clínica de Medicina do Exercício e do Esporte integrada a uma academia de musculação, só com aparelhos de ponta e com tudo o que há de mais moderno no mundo, para melhorar a performance e tratar dores e lesões de atletas amadores e praticantes de atividade física em geral. Além disso, gostaria de atender alguns atletas profissionais gratuitamente, pois acredito que embora existam pessoas com potencial na cidade, lhes falta incentivo e estrutura para desenvolverem o seu melhor.

Outro ramo que tem crescido muito aqui em São Paulo são as chamadas academias terapêuticas. Elas são voltadas para idosos, lesionados e pessoas com condições específicas de saúde, por exemplo, cardiopatias, artrose, osteoporose ou dores de diversas origens. Nestes casos, precisamos primeiro recuperar a funcionalidade do paciente para só então iniciar o programa de atividade físico propriamente dito, é algo que demanda um serviço mais especializado e conhecimento médico.

Para montar tamanha estrutura, precisarei financiar parte do investimento pelo FCO e os juros subiram muito este ano, estou tendo que rever o plano de negócios. Além disso, estou esbarrando no problema da mão de obra qualificada, ainda não encontrei as pessoas certas para trabalharem comigo. Por outro lado, gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, que aprovaram uma série de incentivos fiscais caso eu leve este empreendimento para a cidade. Sei que fui a única empresa que teve estes incentivos aprovados na última votação, dentre muitas outras.

EA - Algo que você queira falar ao leitor.

Cintra - Nada é inalcançável, basta você estar disposto a se submeter à intensidade e quantidade de esforço necessário para atingir seus objetivos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS