Bate-Bola | Jeozadaque Garcia/Da redação | 12/07/2010 13h22

Bate-bola: Theofanes Pessoa

Compartilhe:
Comandante acredita que as escolinhas são uma boa saída para difundir a modalidade. Comandante acredita que as escolinhas são uma boa saída para difundir a modalidade. (Foto: Foto: Jeozadaque Garcia)

Theofanes Pessoa

O tenente-coronel Theofanes Pessoa comanda o 20º RCB (Regimento de Cavalaria Blindado), responsável por organizar a segunda etapa da Copa Guaicurus de Polo em Campo Grande no mês de junho. O torneio terá ainda outras duas etapas e selecionará os melhores atletas para disputarem o Torneio Nacional do Exército, que acontecerá em Brasília (DF).

No Bate-bola, o militar fala sobre o relacionamento do Regimento com o esporte e dá algumas saídas para popularizar a modalidade entre os civis em Mato Grosso do Sul.

Esporte Ágil - Como é o relacionamento do Regimento com o polo?
Theofanes Pessoa - O polo está integrado na 4ª Brigada, que é a Brigada Guaicuru, que se responsabiliza pela condução da Copa Guaicurus de Polo, que é realizada em quatro etapas, uma em cada Regimento que compõe a brigada. Ou seja, o 20º RCB, em Campo Grande, onde estamos agora e que está sediando a segunda etapa da Copa. A primeira foi em Ponta Porã, no 11º RC MEC, a terceira será em Amambai, no 17º RC MEC, e a última etapa, que acontece em setembro, será no 10º RC MEC, em Bela Vista.

EA - Equipes daqui do Estado disputam torneios nacionais?
TP - Disputam o Torneio Nacional do Exército, onde se confrontam os Comandos Militares de Área. Nós estamos no Comando Militar do Oeste (CMO). Nesse torneio, que acontecerá em Brasília (DF), vão se confrontar Comando Militar do Planalto (CMP), Comando Militar do Sul (CMSul), Comando Militar do Leste (CML), além do Comando Militar do Oeste (CMO). É um torneio de nível nacional.

EA - As equipes daqui fazem bonito?
TP - Hoje, o polo mais forte está no Sul, mas o CMO tem participado com resultados expressivos. Ano passado, no torneio handicap, o Comando Militar do Oeste ficou em primeiro lugar.

EA - Hoje, o polo é mais praticado por civis ou militares em Mato Grosso do Sul?
TP - O polo aqui é apoiado pelo militar, pelos quarteis que possuem estrutura, como os campos de polo, mas há uma aproximação muito grande do civil. Nos quatros Regimentos que jogam polo aqui na Brigada, em todos eles há a participação do civil. Os militares estão em maior número, mas existe um pequeno detalhe: os civis são a força do polo aqui no Mato Grosso do Sul, pois nós militares estamos só de passagem. Nós ficamos dois ou três anos e vamos embora. Já o civil é do local, ele permanece ali e joga polo naquele regimento por 10, 15, 20 anos. Ele é a alma do polo.

EA - E pra organizar os torneios, o Regimento conta com apoio de empresas privadas?
TP
- Existe uma parceria para adquirirmos os prêmios, como troféus, a premiação e material de equitação que é utilizado. Nós gostaríamos que essa integração fosse maior. Reconhecemos que é um esporte que não tem muita visibilidade aqui no Estado e estamos trabalhando para divulgar o esporte.

EA - Uma forma de difundir seria trabalhar com as crianças?
TP - Essa é uma opção. A criação de escolinhas é uma opção inteligente e que de fato alavancaria o esporte no Estado. Hoje, nossa estrutura é pequena pra uma escolinha, mas não é impossível. Se houver interesse, se as pessoas nos procurarem... Esse espaço está aberto a vinda dos civis. Nós podemos criar uma escolinha, mas para isso precisamos de um núcleo inicial, umas 6 a 8 crianças para começar. Mas sem dúvida a escolinha é a saída para a consolidação de qualquer esporte, não só do polo.

EA - Quantas pessoas praticam polo em Mato Grosso do Sul, entre civis e militares?
TP - Umas 70 ou 80 pessoas.

EA - Para quem não sabe, como é jogado o polo?
TP - O polo pode ser jogado em até seis tempos de seis minutos. Cada equipe possui quatro jogadores. Cada jogador utiliza um cavalo por tempo, pois o desgaste do animal é muito grande. O campo tem duas balizas e o objetivo é fazer a bola passar entre a baliza. A cada gol, os times mudam de lado. Como eu falei, jogam-se de quatro a seis tempos, e aqui nós jogamos em quatro tempos tendo em vista a alimentação, quantidade de animais que dispomos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS