Bate-Bola | Jeozadaque Garcia/Da redação | 08/02/2010 15h42

Bate-bola: Sander Arte

Compartilhe:
“Quase todos os esportes têm mais investimentos que o handebol” “Quase todos os esportes têm mais investimentos que o handebol” (Foto: Foto: Jeozadaque Garcia/Esporte Ágil)

Sander Arte

Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1999, Sander Arte é técnico das equipes de handebol do Colégio Licurgo de Oliveira Bastos, que representaram Mato Grosso do Sul na última edição da Copa Petrobrás. Já treinou também as equipes do Fausta Garcia Bueno, Heitor Castro Alves e CAIC.

No Bate-bola, fala sobre seu começo no handebol, que começou apenas por diversão, e não esconde a mágoa da Federação local que, segundo ele, privilegia alguns técnicos para fazer parte das seleções permanentes.

Esporte Ágil - Fale como começou seu envolvimento com o handebol.
Sander
Arte - Quando era adolescente, comecei a treinar na escola. Desde os 11 anos, foi na escola mesmo.

Esporte Ágil - Pensava em seguir carreira profissional?
Sander Arte - Não, era só pra praticar mesmo. A educação física era separada e tínhamos que escolher um esporte, e acabei gostando do handebol.

Esporte Ágil - Começou como brincadeira. E por que se tornou algo profissional hoje?
Sander Arte - Eu me formei em educação física, e o que eu gosto mais é handebol. Como eu não era um bom jogador de futebol, me apaixonei por handebol, é mais fácil, joga com a mão.

Esporte Ágil - Hoje, você acha que os alunos têm preferência por futsal ou o handebol tem sido bem aceito?
Sander Arte - Na escola, o handebol disputa de igual pra igual com o futsal. Na escola onde trabalho, é quase a mesma quantidade de alunos.

Esporte Ágil - Sabe citar alguns títulos que você já ganhou como treinador?
Sander Arte - Segundo lugar tenho bastante (risos). Comecei ganhar faz pouco tempo, que tem um trabalho. Você começa montando uma base, vai formando a equipe e você vai conseguindo ganhar os títulos. Sou bicampeão dos Jogos da Reme, fui campeão no ano passado dos Jogos Escolares, masculino e feminino, representei a cidade na Copa Petrobrás, fui vice-campeão no masculino e feminino pra ir pra Brusque (SC).

Esporte Ágil - Como você avalia o nível do handebol hoje em Mato Grosso do Sul?
Sander Arte - O nível está legal, o que falta é incentivo da Federação. A Federação prioriza alguns técnicos. Por exemplo, eu ganhei todos os campeonatos no ano passado, masculino e feminino, e não fui convocado nem pra ajudar uma seleção do Estado. Eu acho que falta procurar os técnicos que estão passando por uma boa fase para ajudar na seleção. Mas o nível está bom. A equipe de Dourados foi vice-campeã Brasileira.

Esporte Ágil - E pra incentivar os atletas, a Federação tem feito o papel dela?
Sander Arte - Ela procura. Ela monta as seleções permanentes, mas falta apoio financeiro. Quem os pais podem levar, vai...

Esporte Ágil - Qual a importância deste Desafio Brasil x Itália para o handebol em Mato Grosso do Sul?
Sander Arte - Divulgação, com certeza. O primeiro jogo estava lotado o Guanandizão, e com certeza, mais crianças vão passar a querer treinar o handebol.

Esporte Ágil - Por que você acha que o handebol em Mato Grosso do Sul só tem força em nível escolar?
Sander Arte - Tem que ter equipes trabalhando com o handebol adulto. Aqui no Estado, só tem duas ou três equipes que trabalham com o handebol equipe. Como tem poucas equipes, não tem como elas absorverem todos os jogadores. Isso acaba desmotivando. Falta equipe e campeonato adulto para aumentar o número de adultos treinando.

Esporte Ágil - O apoio do poder público e privado tem sido suficiente?
Sander Arte - Não. Falta muito, tem que apoiar mais. Não adianta fazer só Jogos Abertos e Jogos Escolares, que tem só uma vez por ano. Tem que ter mais apoio, incentivo, campeonato, pra melhorar o nível.

Esporte Ágil - Alguns técnicos dizem que as verbas da Fundesporte e da Funesp são mal distribuídas. Você concorda?
Sander Arte - Concordo. O esporte quem está na TV, tem mais investimento. Quase todos os esportes têm mais investimentos que o handebol. Hoje, o handebol consegue apoio através da Petrobrás. Se fosse por incentivo da Fundesporte, não conseguiria trazer esses jogos pra cá.

Esporte Ágil - Que atletas você pode citar que são destaque do handebol de base hoje no Estado?
Sander Arte - No infantil tem a Camila Portela, do Licurgo, Helton Mello, também do Licurgo, tem a Isabela, de Dourados, que vai ser uma grande jogadora. Danilo, que já foi até fazer teste na Metodista, de São Paulo. Era o melhor 93 do Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS