Bate-bola: Roberto Ribeiro
Roberto Ribeiro
O interesse pelo fisiculturismo veio por acaso, após um acidente com o cavalo. Ex-praticante de hipismo, o paulista Roberto Ribeiro está em Campo Grande há 10 anos e é dono da Academia Máster Sports. Ele foi o organizador do Campeonato Sul-mato-grossense de Fisiculturismo, realizado no início de agosto, no ginásio do Mace. O evento, além de apontar os representantes do Estado no Campeonato Brasileiro, serviu para popularizar ainda mais a modalidade em Mato Grosso do Sul.
No Bate-bola, ele conta sobre seu início de carreira, sobre as dificuldades que encontra para continuar no esporte e garante que a mentalidade das pessoas, em relação a modalidade, tem mudado. "Hoje se criou um respeito muito grande pelo atleta de competição", conta.
Esporte Ágil - Como começou seu relacionamento com o fisiculturismo?
Roberto Ribeiro - Eu trabalhava com o hipismo. Eu tomei um coice de um cavalo e o médico me mandou fazer fisioterapia e ir a uma academia. Na academia, eu vi um rapaz que eu fiquei impressionado com os pesos que ele levantava, com a qualidade de músculo e com a perfeição de movimento. Aquilo me chamou a atenção. Eu continuei, e ganhando campeonatos.
Esporte Ágil - E o hipismo, como ficou?
Roberto Ribeiro - Deixei o hipismo competitivo por causa do meu peso. Muitos falavam que o cavalo era o de cima, por causa do meu tamanho. Cheguei a pesar 130 quilos. Pra competir hoje eu tenho 110. Meu começo foi esse. Entrar em uma academia e ver uma pessoa com disciplina em um esporte que eu pensava ser indisciplinado. A musculação tem uma disciplina: alimentação, sono, suplementação e por último é o treino. Quando aprendi isso, fiquei apaixonado pelo esporte.
Esporte Ágil - Você disse que ganhou muitos títulos. Quais você pode citar?
Roberto Ribeiro - Eu sou de São Paulo e estou aqui há 10 anos, mas meu coração já é sul-mato-grossense. Tenho títulos paulistas, do interior paulista, Brasileiro. Fiquei em quarto no último Brasileiro mesmo com uma lesão no joelho. Peguei índice mas não vou para o Sul-Americano e para o Mundial por causa do joelho, então esse ano eu vou parar. Agora só ano que vem.
Esporte Ágil - Você comentou que achava que o fisiculturismo era um esporte indisciplinado. Os sul-mato-grossenses ainda têm essa visão?
Roberto Ribeiro - Não, pois melhorou muito. Além de ter melhorado, criou-se um respeito pelo atleta de competição. Na academia, as pessoas tinham o hábito de ficar na frente do espelho penteando o cabelo e passando batom. Hoje não. O espelho é material e trabalho para organizar seus movimentos com o treino de peso. É uma disciplina.
Esporte Ágil - A Liga recebe apoio de empresas públicas e privadas para organizar os torneios?
Roberto Ribeiro - Graças a Deus nós estamos contando com a ajuda de atletas. Esse ano temos apoio da prefeitura, que nos auxilia muito. Há também empresas privadas que treinam com a gente. Uns ajudam com 500, outros com 300. Outros ajudam com premiação, com suplementos, e assim nós estamos crescendo. Esse esporte, essa Federação, não é para o Roberto Ribeiro, mas sim para Mato Grosso do Sul. As pessoas estão conseguindo entender isso e nós estamos conseguindo crescer.
Esporte Ágil - Como a Liga pode trabalhar para mudar a imagem do fisiculturismo na cabeça das pessoas?
Roberto Ribeiro - Trazendo clínicas, trazendo atletas de nome internacional como o Fernando Sardinha, quarto lugar no último Mundial da Grécia. É importante para nós ter a presença desses atletas. Os atletas brasileiros têm nos dado orgulho lá fora. Nós somos respeitados internacionalmente.
Esporte Ágil - E que diferença você vê no fisiculturismo de quando você começou e o de hoje?
Roberto Ribeiro - É imenso. Havia pessoas que não sabiam o que era uma dieta. Está começando a melhorar nas academias, o perfil de treino. Muitas pessoas treinavam duas horas por dia. Quando eu comecei a treinar, em meia hora eu não estava mais dentro da academia. Viram que minha qualidade de físico melhorava e começaram a perguntar. Houve a necessidade da minha parte de falar: 'Vamos melhorar'. As academias têm evoluído em treinamento e em treinadores. Se fala muito em personal trainer. Eu sou treinador. Muitos pensam que a gente dá aula. Musculação não se dá aula, se treina.
Esporte Ágil - Muitas pessoas não consideram o fisiculturismo como um esporte. O que você acha disso?
Roberto Ribeiro - A competição é você e você mesmo. O seu ringue na alimentação, o seu ringue no seu treino, o seu ringue na hora de dormir. Você, muitas vezes, deixa de ir em uma praia, deixa de se divertir para poder cuidar da dieta e do seu treinamento visando um campeonato. Nosso ringue é o treinamento diário, e é uma competição contra você. Não daquela pessoa narcisista. Não existe mais isso dentro da nova academia.
-
Premiação dos Jogos Escolares leva emoção aos atletas de Campo Grande
Premiação dos Jogos Escolares leva emoção aos atletas da capital
-
Confira o resultado da segunda etapa do Circuito de Corrida de Rua
Confira o resultado da segunda etapa do Circuito de Corrida de Rua
-
Divulgado resultado preliminar da pontuação do Bolsa Técnico
Divulgado resultado preliminar da pontuação do Bolsa Técnico
-
Estão abertas as inscrições para a etapa Rio Brilhante do Campeonato Estadual de Karatê de MS
As disputas serão realizadas no Ginásio Luiz Alberto de Lima Portel, Vila Nova Esperança, com início às 08h30 do dia 06 de agosto
PARCEIROS
- Quarta-feira, 06 de Julho de 2022
- Agenda Esportiva Agenda do Esporte: saiba o que acontece no esporte a partir do mês de julho Com foto Com vídeo
- Copa dos Campões Aquidauana conquista excelentes resultados na Copa dos Campeões Com foto Com vídeo
- Copa dos Campões Dourados leva também basquete feminino na Copa do Campeões Com foto Com vídeo
- Corridas de Rua Confira o resultado da segunda etapa do Circuito de Corrida de Rua Com foto Com vídeo
- Copa Assomasul Ponta Porã avança de fase na Copa Assomasul Com foto Com vídeo
- Copa dos Campões Etapa de handebol e vôlei da Copa dos Campeões começou em Coxim Com foto Com vídeo
- Luta Olímpica Curso gratuito para treinadores de luta olímpica acontece na Capital Com foto Com vídeo
Tweets de @esporteagil