Bate-Bola | Jones Mário/Da redação | 02/06/2013 20h13

Bate-Bola: Marcos Ferreira

Compartilhe:
"A forca de vontade das entidades e dos nossos treinadores é o diferencial da nossa cidade." (Foto: Reprodução)

Marcos Ferreira

Atual goleiro da equipe do Caira-MS, de Campo Grande, Marcos dos Santos Ferreira é um dos maiores paratletas do país. Já participou de cinco jogos paralímpicos pela Seleção Brasileira de Futebol de 7 PC, para jogadores com paralisia cerebral.

Com muita experiência nos desportos paralímpicos, Marcos fala, em entrevista ao Esporte Ágil, da doença, da experiência no esporte e do incentivo público ao Futebol de 7 PC.

Esporte Ágil - Marcos, como foi que começou no paradesporto?

Marcos Ferreira - Tive paralisia cerebral no parto, praticamente já nasci com ela então. No paradesporto, comecei através do incentivo de um amigo.

EA - Você já participou de vários jogos paralímpicos. Quais e quantos foram?

MF - Sim, foram cinco desde 1996. Em Atlanta, em 1996, Sidney em 2000, Atenas em 2004, Pequim em 2008 e Londres em 2012.

EA - Qual é o tamanho de sua realização no paradesporto?

MF - Sou muito grato ao Futebol de 7 PC e tudo que conquistei com ele. Ainda assim, tenho um sonho que não foi realizado, que é a medalha de ouro olímpica.

EA - Como você lida com a paralisia dentro do esporte?

MF - Nunca me escondi atrás da minha deficiência, sempre fui em busca de meus objetivos no esporte.

EA - Campo Grande é um grande celeiro de craques do Futebol de 7 PC. A que você atribui todo esse sucesso e o que precisa melhorar?

MF - A forca de vontade das entidades e dos nossos treinadores é o diferencial da nossa cidade. Acho que os órgãos públicos, tanto o estadual como o municipal, deveriam dar mais apoio ao paradesporto.

EA - O incentivo do poder público (municipal, estadual e federal) para/com o esporte paraolímpico, mais precisamente o Futebol de 7 PC? É suficiente? 

MF - Hoje eu ganho uma bolsa do governo federal, mas do nosso estado e do município existe muito pouco incentivo. Com muita dificuldade, conseguimos um transporte para alguma competição.

EA - Soube que você têm uma pizzaria. Como surgiu a ideia? Têm alguma relação com o futebol?

MF - Tenho sim. Tudo começou através do futebol, devo muito a ele.

EA - Pra fechar, torce pra algum time de futebol?

MF - Torço pro Flamengo, nossa grande nação rubro-negra!

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS