Bate-Bola | Marcelo Eduardo da Silva/ Da Redação | 08/09/2008 10h44

Bate-bola: Caio Sérgio Alves Baez

Compartilhe:
Caio já jogu na cidade de Franca, um dos maiores celeiros do basquete nacional Caio já jogu na cidade de Franca, um dos maiores celeiros do basquete nacional (Foto: Marcelo Eduardo da Silva)

Caio Alves Baez

Aos 21 anos de idade, o atleta campo-grandense Caio Baez, pratica basquete há 12 anos. Atualmente, disputa o campeonato estadual pelo Neon Concursos. Ele é monitor no Projeto Basqueteenbol, que atende 35 crianças na quadra do Centro de Esportes Elias Gadia. Ele ensina a garotada com entusiasmo: "Olha criançada, não se importa com a cesta. Vai lá arremessa. Se não acertar tenta de novo. Eu quero que vocês tentem."

Entre suas principais conquista no basquete estão: o MS Olímpico 2002; o tri-campeonato Estadual de Base; o tetra adulto; e o primeiro campeonato da Liga Pró Basquetebol de MS.

Nesta conversa, Caio relata um pouco de sua história no basquete e sua opinião sobre esta modalidade, que chegou a ser o segundo esporte na preferência nacional. Ele opina sobre como atividades esportivas podem influir na construção da cidadania.

Esporte Ágil - Como você começou a praticar esportes?
Caio Baez -
Foi depois de ver a um filme na televisão. Era o Space Jam, com o Michael Jordan. Aí, fui procurar onde se praticava o esporte em Campo Grande. Comecei a jogar com o professor Miguel na Funlec.

Esporte Ágil - Como você vê a situação atual do basquete nacional, que, mais uma vez, não se classificou para as Olimpíadas? E o basquete em Mato Grosso do Sul?
Caio Baez -
Nacionalmente, tem vivido um momento de crise. Há várias divisões internas, problemas. Mas, aqui em MS, existem pessoas que amam o esporte e trabalham para que ele volte a estar no lugar que deve; o lugar de destaque dentro dos esportes. A Liga Pró Basquetebol, a Funesp, estão fazendo trabalhos bons. O importante são os trabalhos na periferia da cidade. Eles são necessários e tem que existirem cada vez mais.

Esporte Ágil - Conte sobre o Basqueteenbol.
Caio Baez -
Começou em novembro de 2007, entre uma parceira entre a Associação de Basquetebol Veteranos - ABV e a Prefeitura de Campo Grande. Busca promover a inclusão social através do esporte. No Elias Gadia, onde sou monitor, atendemos 35 crianças e adolescentes de diferentes idades.

Esporte Ágil - Como o esporte pode ajudar na formação cidadã dos praticantes?
Caio Baez -
O esporte deve ser voltado para promover a cidadania. Ele ajuda a trazer um ensinamento que não servirá apenas para a prática esportiva, mas para toda a vida da pessoa. O esporte traz sociabilidade e responsabilidade. Lembro de um fato que ocorreu com um colega de time quando íamos disputar uma competição. Ele esqueceu a identidade. No regulamento, a apresentação era obrigatória. A coordenação até que iria deixar passar, mas nosso técnico não deixou. Por quê? Porque era para ensinar-lhe a ter senso de responsabilidade. Veja só a importância disso, que não saiu da minha mente, e nem foi comigo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS