Bate-Bola | Vitor Yoshihara/Da redação | 08/12/2008 04h24

Bate-bola: Antônio Pietramale

Compartilhe:
Pietramale já revelou nomes como Osmar Andrade Lima e Moisés Garcia. Pietramale já revelou nomes como Osmar Andrade Lima e Moisés Garcia. (Foto: Foto: Vitor Yoshihara/Esporte Ágil)

Antônio Pietramale

Conhecido como "professor Toninho" na comunidade esportiva, Antônio de Souza Pietramale tem 50 anos e acumula o tetra-campeonato dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, na modalidade de atletismo.

Gaúcho de nascença em Palmeira das Missões, Pietramale também é formado como técnico agrícola, mas é como técnico esportivo que faz sucesso, revelando nomes como Osmar Andrade Lima e Moisés Garcia.

Funcionário da prefeitura municipal de Dourados, o professor do Decisivo Anglo também toca o Projeto Atletismo Escolar, que oferece treinamento para 180 crianças de 12 diferentes escolas municipais. Em 2008 mais de três mil passaram pelo projeto.

Esporte Ágil - Quando você iniciou sua carreira no atletismo?
Antônio Pietramale -
Comecei faz 10 anos lá em Dourados. Quando fazia faculdade em Dourados, fiz um estágio numa aldeia indígena, e lá vi que os índios tinham grande afinidade com o esporte e comecei a trabalhar com atletismo. Hoje já tenho atletas na seleção brasileira.

Esporte Ágil - Mas você não passou pela fase de atleta?
Antônio Pietramale -
Nunca ganhei uma medalha na minha vida, nunca fui atleta, já comecei como técnico. Sou um "perna-de-pau" no atletismo [risos], mas a gente gosta, ama o atletismo, me dediquei bastante, mas nunca fui atleta na minha vida.

Esporte Ágil - E como foi a escolha pela modalidade?
Antônio Pietramale -
Quando eu fiz faculdade de educação física era meu segundo curso já. Fiz uma pesquisa de mercado em Dourados e a única modalidade que não tinha técnicos trabalhando era o atletismo. Então desde o primeiro ano já segui essa tendência de me especializar e me preparar para o atletismo, e acabei me apaixonando.

Esporte Ágil - Quais são os planos para o futuro?
Antônio Pietramale -
Agora Dourados teve uma mudança de governo na prefeitura, então estamos na expectativa desses novos políticos apoiarem a gente. Os resultados aparecem. Embarquei dois atletas meus que vão para a seleção brasileira disputar os jogos sul-americanos. Nos últimos anos, principalmente nas categorias de base, estamos conquistando todos os campeonatos no Estado.

Esporte Ágil - E como começou o envolvimento com o paradesporto?
Antônio Pietramale -
Por insistência de uma amiga minha, a professora Ana Lúcia, da Secretaria Estadual de Educação, porque ela queria porque queria levar atletas douradenses para as Paraolimpíadas Escolares. Ela insistiu três meses, mas eu não queria, porque quando entro numa atividade entro para fazer um negócio bem feito. Só que agora que entrei está difícil de sair [risos].

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS