Bate-Bola | Da redação | 05/10/2009 12h05

Bate-bola: Anderson Oliveira de Souza

Compartilhe:
Para Anderson, apesar da boa estrutura que a cidade tem, ainda faltam investimentos. Para Anderson, apesar da boa estrutura que a cidade tem, ainda faltam investimentos. (Foto: Foto: Reprodução)

Anderson de Souza

O paranaense Anderson Oliveira de Souza, de 32 anos, é superintendente da Fundação de Desporto e Lazer de Naviraí, entidade que promove o esporte na região. Ex-atleta, jogou futebol e basquete e até participou de algumas competições estaduais.

Para ele, a principal dificuldade de se fazer esporte no interior de Mato Grosso do Sul é a distância entre os municípios. No Bate-bola, fala sobre sua vida e sobre os projetos esportivos da cidade de Naviraí para os próximos anos.

Esporte Ágil - Como começou seu interesse pelos esportes? Praticava algum?
Anderson de Souza
- Venho de uma família muito ligada ao esporte. Meu pai é amante de futebol e eu o acompanhava nos campos. Foi ai que comecei a me interessar pelo esporte. Logo depois, comecei a praticar futsal e basquete, onde tive o prazer de representar o meu município em competições Estaduais.

Esporte Ágil - Como chegou ao cargo que ocupa hoje em Naviraí?
Anderson de Souza - Primeiramente agradeço a Deus por mais essa conquista em minha vida. Durante o mandato anterior do atual prefeito Zelmo de Brida, tive o prazer de ser coordenador do Desporto Amador, onde realizamos várias competições, graças a Deus todas com muito sucesso. Diante de nosso desempenho, o prefeito nos convidou para assumirmos, no inicio do ano, a Superintendência da Fundação de Desporto e Lazer, onde com muito esforço e colaboração da nossa equipe, e dos Poderes Executivo, Legislativo, Profissionais de Educação Física e principalmente dos Desportistas de nosso município, estamos realizando um trabalho que vem sendo reconhecido por todos.

Esporte Ágil - Quais as principais dificuldades de se fazer esportes em Naviraí?
Anderson de Souza - Como todos os municípios do Interior, as dificuldades existem. Quando não é a distância entre os mesmos para intercâmbio, é a falta da modalidade nos municípios vizinhos. Sendo assim, encontramos dificuldades para estimular nossos atletas à pratica esportiva.

Esporte Ágil - A verba que a secretaria recebe é suficiente para as atividades?
Anderson de Souza - Não, mas por sermos vinculados à Gerência Municipal de Educação, a mesma supre muitas de nossas necessidades, tais como contratação de profissionais, despesas com viagem e diárias para competições e capacitações.

Esporte Ágil - A estrutura física da cidade atende a demanda?
Anderson de Souza - Hoje em nosso município temos um Ginásio Poliesportivo com capacidade para 1800 pessoas que está em processo de reforma; e em fase de licitação um Complexo Esportivo no valor de cinco milhões de reais, onde terá campo de futebol, pista de atletismo, quadras poliesportivas, além de um ginásio para 3.500 pessoas. Nossas escolas municipais são dotadas de duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta. Temos o parque Sucupira com pista de caminhada, quadra de areia e academia para a terceira idade; o complexo Pacolão possui campo de futebol, pista de caminhada, cancha de malha e quadra poliesportiva; e também temos o grande palco esportivo de nossa cidade que é o Estádio Municipal Virotão, com capacidade para cinco mil pessoas. Porém, com toda essa estrutura que dispomos em nosso município, ainda temos uma carência, mas estamos buscando soluções junto ao nosso prefeito e Governo Estadual.

Esporte Ágil - Quais modalidades se destacam em Naviraí?
Anderson de Souza - Basquete, futebol, futsal, atletismo, vôlei e judô.

Esporte Ágil - Quais os projetos para os próximos meses na cidade?
Anderson de Souza - Estamos com vários projetos em andamento e com término nos meses de outubro e novembro, temos a 10º Copa karandá de Futebol Amador, dividas em duas categorias: Série Parta com 23 equipes e Série Ouro com 07 equipes; a 16º Copa Chama de Futsal, com as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 distribuídos em 32 equipes; Pró-Master de Futebol Suíço com 12 equipes com idade acima de 40 anos. E a serem iniciados nos próximos meses, os JOJUN (Jogos da Juventude de Naviraí ), JEN (Jogos Escolares de Naviraí). Teremos também a GINE (Gincana Inter-escolares) e a 1º Corrida Pedestre de Naviraí, com categoria Juvenil, Adulto e Veterano Masculino e Feminino.

Esporte Ágil - Como é atendido o desporto escolar na cidade? E o de rendimento?
Anderson de Souza - Após as mudanças na estrutura dos JEMS e JOJUMS, onde as equipes representantes de nosso município são das unidades escolares, a Fundação de Esportes realiza os Jogos Seletivos Municipais, dando suporte para amistosos e a participação das equipes nos JEMS e JOJUMS. Já o desporto de rendimento do município é mantido pela Fundação de Esportes, onde temoss Seleção de Basquete Feminino e Masculino, Seleção de Futsal, Seleção de Futebol, Seleção de Vôlei Feminino e Masculino, temos também equipe de Judô, Tênis de Mesa e Atletismo, que participam de Competições Estaduais e Inter-estaduais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS