Basquete | Com Fundesporte | 24/09/2021 08h50

Curso de basquetebol chega à parte prática presencial

Compartilhe:

Curso de basquetebol promovido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), por meio da Unidade Pedagógica e de Formação (UPF), chega à parte prática neste fim de semana, de 24 a 26 de setembro. As aulas vão acontecer no Centro Municipal de Treinamento Esportivo (Cemte), em Campo Grande (MS).

A capacitação terá o professor Carlos Alberto Rodrigues como instrutor. Atualmente em Franca (SP), ele é graduado em Educação Física – licenciatura e bacharel pela Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Participou do Boston College Basketball Camp com o técnico Jim O`Brien e de vários cursos de aperfeiçoamento em basquetebol, entre eles o de Leader Training pela Couto Consultoria e de Inteligência Emocional da ProLudens.

As inscrições para o curso foram encerradas, tendo como público-alvo acadêmicos e profissionais de Educação Física de Mato Grosso do Sul. As aulas teóricas foram realizadas de 13 a 20 de setembro, com mais de 10 temas específicos para o treinamento do basquetebol.

A programação da parte prática é a seguinte:

Sexta-feira – 24/9

8h às 12h

Conteúdo: Revisão e dúvidas; 1 x 0 -progressão ao alvo e sequencias; tríplice ameaça – alinhamento; saídas; exercícios básicos de arremesso; cortes 1, 2 e 3 dribles parado; sequência para 5 abertos; 2 x 0, 3 x 0 e rotação a partir do meio; 3 x 0 com cortes sem bola 45 pela lateral – rotação; 3 x 0 + 1; regras para 5 abertos e opções de exercícios de acordo com circunstâncias.

14h às 18h

Conteúdo: contra-ataque; 3 x 0, 4 x 0 e 5 x 0; corredores; chegada de trailer; transição; bloqueios indiretos e diretos; rotações ofensivas; defesa em bloqueios indiretos e diretos; posição defesa na bola (stance) e educativos para transição defesa-ataque-defesa (guts) em 3 x 3.

Sábado – 25/9

8h às 12h

Conteúdo: regras e princípios defensivos para construção de defesa individual; sistemas ofensivos x individual; rotações defensivas; princípios e conceitos de defesa por zona; defesa pressão individual / como ajudar e recuperar; defesa pressão por zona quadra inteira/¾ de quadra e meia quadra.

14h às 18h

Conteúdo: conceitos ofensivos contra defesa pressão individual; ligações pelo centro da quadra; conceitos ofensivos contra defesa por zona e procura por espaços vazios.

Domingo – 26/9

8h às 12h

Conteúdo: situações especiais contra defesa individual e por zona

O entro Municipal de Treinamento Esportivo (Cemte) está localizado na Rua Tropeiro, esquina com a Rua Estefânia, s/n, no Carandá Bosque.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS