Basquete | Débora Oliveira | 25/11/2021 08h33

Atleta de Corumbá é convocada pela Seleção Brasileira de Basquetebol

Compartilhe:

Natural de Corumbá, Mato Grosso do Sul, a atleta Ramona da Silva foi convocada para a Seleção Brasileira de Basquetebol após bom desempenho no 36° Campeonato Brasileiro Máster de Basquetebol 2021. A competição foi realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 12 e 20 de novembro.

A atleta representou o Estado de São Paulo na competição e ajudou a equipe paulista (Associação UVB) na conquista da segunda colocação no pódio da categoria 60+. Ela explica que representou São Paulo porque a equipe sul-mato-grossense não competia na sua categoria.  “Fui convocada para jogar pelo Estado de São Paulo, na categoria 60+. Aceitei somente porque Mato Grosso do Sul ainda não formou essa categoria, mas viajei com a delegação de MS juntamente com a Coordenadora Doriana e o Gil Rodrigues que me deram total apoio”.

No primeiro jogo a equipe do 60+ de SP duelou contra a equipe de Cabo Branco, a partida terminou com vitória para SP, placar de 68 X 28. No dia 16/11, o SP jogou contra o ABBLU -Blumenau e venceu com o placar de 54x32. Dia 18/11 contra AVB-Paraíba, SP venceu de 45x19 e a final foi com a ABBLU-Blumenau, que ficou com o ouro e SP com a prata.

Agora Ramona se prepara para representar a Seleção Brasileira e o Estado de Mato Grosso do Sul no Pan Americano de Basquete que será realizado na Argentina, em março de 2022. “Eu fiquei muito feliz em ser convidada para participar do Pan e jogar na faixa etária 55+. A minha faixa é 60, mas eles acham que eu tenho condições de jogar na 55+. Quero muito ir e sei que é difícil, as despesas são muitas mas não vou desistir, vou buscar patrocinadores, a Fundação de Esportes da minha cidade e amantes do basquetebol que possam me ajudar. Quero poder ajudar a equipe e fazer o meu melhor”. 

A equipe paulista foi composta pelas seguintes atletas: Ramona, Ana Zorzatto, Helena, Suzete, Maria Aparecida, Maria do Carmo, Regina, Miriam, Soraya, Eronildes, Heloisa, Bia e como técnica a Socorro. Para participar do campeonato a atleta de MS contou com o apoio da FUNEC- Fundação de Esportes de Corumbá-MS e do vereador Elio M. Junior.

Sobre Ramona

O esporte para Ramona vai muito além das quadras. Há 10 anos ela lutava contra um câncer de intestino e foi no basquete que encontrou uma forma de superar as adversidades e o processo desgastante que o tratamento invasivo causava. 

Com o apoio de voluntários, hoje a atleta mantém um projeto na 2° Igreja Batista de Corumbá, que atende crianças as ensinando esporte e inclusão social. “Eu coordeno um projeto de basquete cujo nome é “Basquete, Recreação e Aprendizado com Jesus”, envolvendo crianças e adolescente de 4 a 16 anos, de todas as classes sociais, mas especialmente voltadas às mais carentes e sem oportunidades”. 

Ramona relata que a ideia é difundir a prática do basquete, lazer e a inserção social através do esporte, estimulando nelas educação, responsabilidade e compromisso na formação do caráter e da disciplina, além de evitar adesão às drogas e vícios nocivos à saúde que põe em risco o futuro dessas crianças e adolescentes. 

Através de sua vivência, hoje Ramona tem a possibilidade de mostrar que todo empenho e dedicação podem ser transformados em uma linda história de superação para jovens e adultos que assim como ela se reinventam nas dificuldades da vida.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS