Aventura | Da redação | 11/02/2016 14h05

Pilotos ​de MS participam da maior expedição de paramotor do mundo

Compartilhe:

Conhecer as principais paisagens de quatro estados brasileiros e do Uruguai a bordo de um paramotor e ainda quebrar recordes mundiais. Este é o objetivo da “Expedição ​Montevideo​” que​ reunirá 15 pilotos brasileiros em uma rota de dois mil quilômetros​, já sendo considerada a maior expedição do mundo. A largada acontece na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, às 10h, na praia de São Vicente, litoral paulista.

Idealizada pelo piloto José Roberto Gerolamo, que há 22 anos pratica a atividade, a expedição nasceu de uma vontade de voar todo o litoral brasileiro. “Meu planejamento era ir até o ​p​onto ​mais ​extremo do Brasil, mas comecei a ver as belezas e valores históricos do ​Uruguai e o trajeto foi se esticando​, ganhando corpo e adesão de amigos e pilotos qualificados. Agora seremos, certamente, a maior expedição​,​ em distância e número de participantes​,​ de todo o mundo”, destaca o piloto conhecido como Betão do Paramotor.

​F​ormada por seis pilotos de São Paulo, quatro do Paraná, dois do Mato Grosso ​ do sul​, um do Rio de Janeiro e um do Amazonas, ​a expedição ​contará ainda com uma super infraestrutura de apoio terreste​,​ com motohomes, oficina móvel ​ e monitoramento via satélite que permitirá o acompanhamento da expedição com precisão.

De acordo com Ricardo Maciel ​(Caju), um dos cinco instrutores “máster” do mundo, e co-organizador da expedição uma das principais dificuldades da viagem, além do ineditismo, é voar em formação, o que requer muito planejamento, além da constante exposição ao sol e aos fortes ventos existentes na região sul. “Mas a satisfação de voar por uma rota nunca feita por paramotores e com quase nenhum acesso dos humanos é algo que não tem preço”, diz. Caju pilotará um paratrike, um paramotor com rodas, e levará dois passageiros que estreiam na atividade.

Com autonomia de voo para, em média, 300km por dia a expedição fará paradas estratégicas em locais como Pontal do Paraná​, Florianópolis (SC)​, Capão da Canoa (RS) e Chuí (RS)​. “Pilotos de diversas cidades já se manifestaram ​para voar conosco em pequenas distâncias. Tenho certeza que faremos bonito no céu do Brasil e Uruguai, ​abrindo precedentes para colocar nossa atividade e nosso País no livro dos recordes”, diz Betão.

A chegada no Uruguai está prevista para o dia 23 de fevereiro, mas pode atrasar conforme as condições do tempo. Toda a expedição poderá ser acompanhada através do site www.paramotortrip.com.br e nas redes sociais do projeto.

Participantes ​ - Pilotos e apoio de terra​:

Mato Grosso​ do Sul​
Valdeir Júnior (Três Lagoas)
Sayuri Baez (Três Lagoas)
Valdeir Bezerra dos Santos Júnior (Três Lagoas)
​​
São Paulo
José Roberto Gerolamo (São Vicente)
João Tadeu Bitencourt Gama (São Paulo)
Márcio Aita Júnior (Itanhaém)
Alfredo Ehlke Moreira (Santos)
Valter Chamisso Coca (São Caetano do Sul).
Janete Aparecida Guilhem (São Paulo)
Nomenando Antônio guerra (Mauá)
Alexandre Crippa (Santo André)
Fabian dos Santos Daniel (São Vicente)
Dhiego Rendeiro (Santos)

Amazonas
Lula Laghi (Manaus)

​Rio de Janeiro
Filipe Dutra (Macaé)
Filipe dura (Macaé)

Paraná
Olivo Vieceli (Toledo)
Ricardo Assumpção Maciel (Toledo)
Elair José Utzig (Medianeira)
Rodolfo hammerschmidt júnior (Curitiba)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS