Aventura | Com Prefeitura de Corumbá | 13/12/2021 09h26

Eco Pantanal: Canoagem trouxe campeão paralímpico à Corumbá

Compartilhe:

Campeão paralímpico em Tóquio, Fernando Rufino foi a grande atração da canoagem durante o Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura 2021. Sempre muito animado e receptivo, ele conversou com competidores de outras modalidades, com o público que prestigiou o evento e tirou pelo menos algumas centenas de fotos. Figura carimbada nos Jogos de Aventura de Corumbá, o remador afirmou que se sente em casa quando está competindo no Rio Paraguai.

“Isso aqui é uma festividade pra mim, é o último campeonato do ano. Então foi um motivo de alegria estar junto com as pessoas que torceram pra mim ao longo da minha carreira. E é daqui que eu brotei. É de Corumbá, de Aquidauana, de Campo Grande. É do nosso Estado. Vindo pra cá, falei numa entrevista que tenho raízes aqui. Coisas que me alimentam também para gente ir às Olimpíadas 2024. Paris está logo aí e estamos treinando firme”, afirmou.

“Essa galera aqui faz parte de cada conquista minha, não remamos sozinho e o pau vai torar pra lá e estamos preparados. Eu fico contente (com o avanço da modalidade no Estado e no País). Hoje eu remei ao meu lado de grandes futuros atleta. Isso é motivo de orgulho e de alegria saber que o Estado está no caminho certo. Está vindo os outros atletas aí.  Futuramente não vou aguentar mais. Estou ficando velho. E quero ver outros atletas representando, dando continuidade a esse trabalho”, completou Rufino.

Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto também prestigiou a edição deste ano do Eco Pantanal Extremo. Natural de Aquidauana, ele também é presença certa no maior evento de esportes de aventura do Centro-Oeste. “Me sinto muito feliz aqui em Corumbá. É uma cidade que eu me sinto em casa, sempre muito bem recepcionado pelos corumbaenses, que são muito acolhedores. Corumbá é uma cidade que a gente já conta com ela no calendário nacional. Todos os anos temos uma prova aqui e cada vez vem se consolidando mais, cada vez a gente vem trazendo mais atletas. E quando vamos para fora do Estado perguntam como é Corumbá, como é o Pantanal Extremo”, destacou.

“Então é uma prova que está se tornando referência nacional para a modalidade. E a tendência é crescer cada vez mais. Hoje eu fiquei muito feliz, porque já tivemos vários eventos aqui em Corumbá onde não tinha nenhum corumbaense remando caiaque. E hoje vi vários corumbaenses na água. O Luiz Felipe Pozzi inclusive fez uma prova excelente. Fico muito feliz com isso e os nossos atletas do Mato Grosso do Sul também cada vez mais despontando. A gente tem hoje um campeão paraolímpico, que é o Fernando Rufino, a gente tem o Edgar Balbuena que está andando na frente nos nacionais também, tem participação em campeonato mundial. Essa é a nova geração que vem vindo e a gente fica muito feliz em ver a canoagem sul mato-grossense crescendo”, concluiu Girotto.

Resultado

No feminino Open, a campeã foi Barbara Azevedo. “Essa é a quarta vez que participo do Eco Pantanal Extrema e a segunda que fico com a primeira colocação”, disse a campeã. “essa prova foi bem difícil. Demos várias voltas no circuito, carregamos o caiaque e teve uma parte com um vento forte. Foi uma prova que exigiu muito do corpo e da mente”, completou Barbara. Luiza Cavalieri foi a segunda e Rosa Sanches a terceira.

No masculino, o vencedor foi Edgar Balbuena, com Fernando em Rufino em segundo e Gustavo Miranda em terceiro. “Nas últimas três edições do Eco Pantanal Extremo eu vim aqui. Na primeira não consegui completar porque virei o caiaque. Na segunda peguei pódio e agora finalmente venci”, contou Edgar.  “Foi dez, prova muito boa e ali, a relação dos atletas também é show de bola, a organização também. Sem reclamações”, finalizou o atleta campeão da categoria principal.

Na paracanoagem k1 o campeão foi Roberto Pellin. Na paracanoagem k2 Patrick Pisoni ficou em primeiro e Leandro Trelha em segundo; no k1 MB45+, Epifanio de Oliveira ficou em primeiro, Euripedes da Silva em segundo, Nilton Benites em terceiro, João Batista Savala em quarto e Luiz Carvas Garseis em quinto; na k1 MA35+ o titulo ficou com Daniel Hayashi. Wanderley dos Santos foi o segundo e Edmilson Balbuena o terceiro; na k1 Junior Guilherme Andrade foi o primeiro e Kaue da Rocha o segundo; na k1 4,5 a pódio ficou com Anderson Oliveira em primeiro, Naelmo Oliveira em segundo, Luiz Felipe Martins em terceiro, Joelson Ricaldes em quarto e Alexandre Genes em quinto; no MC55+ Roberto Girotto foi o primeiro, Orlando Inácio da Silva em segundo, Nildo Neris o terceiro e Rubens Romcy o quarto colocado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS