Aventura | Da redação | 21/04/2018 07h04

Aluno promove inclusão de pessoas com deficiência em esportes de aventura

Compartilhe:

Neste sábado (21), às 10h, no Aeroporto Teruel em Campo Grande, o presidente do Instituto Sul Matogrossense para cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), Márcio Ramos, irá saltar de paraquedas. A ação foi idealizada pelo acadêmico de Educação Física da UFMS, Claudio Benites da Silva, que pesquisa e promove a inclusão de pessoas com deficiência nos esportes de aventura desde 2015, sendo este o tema de seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

O salto será feito em parceria com a Pantanal Paraquedismo, que promove de 19 a 22 de abril a Ação Radical, um evento voltado a difundir a importância dos esportes no combate às drogas.

O presidente do ISMAC Márcio Ramos possui deficiência visual desde o nascimento e já praticou rapel, trekking e escalada no projeto idealizado pelo aluno da Universidade. Ele será o terceiro deficiente visual a saltar pelo projeto.

Para Claudio Benites da Silva, promover a prática de esportes para pessoas com deficiência, principalmente os que envolvem risco, demonstra que as barreiras enfrentadas por esta parcela da população estão mais no campo social que no campo estrutural. “Permitir que as cidades sejam acessíveis em seus aspectos arquitetônicos é extremamente importante para a inclusão da pessoa com deficiência, no entanto, convencer as pessoas que não possuem deficiência de que ter uma deficiência não torna aquele que a possui um ser humano diferente, incapaz, improdutivo é muito mais importante, pois assim contribuímos para o desenvolvimento de uma inclusão social real”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS