Atletismo | Gabriel Sato | 09/01/2020 13h10

Camapuense leva faixa e homenageia cidade na São Silvestre

Compartilhe:

O camapuense Altemar Aparecido da Silva Matos participou da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro. Popularmente conhecido em Camapuã-MS, município distante a 119 quilômetros de Campo Grande, como "Altemar Cabeleireiro", pois há décadas possui um salão de beleza na principal avenida da cidade, o atleta conseguiu ficar no top 100 de sua categoria, de 45 a 55 anos, e prestou uma homenagem à sua cidade e ao estado de Mato Grosso do Sul, levando uma faixa.

A Corrida Internacional de São Silvestre leva este nome em homenagem ao santo. Sonho de muitos corredores, a prova é disputada por cerca de 30 mil pessoas no último dia ano, e é considerada a corrida mais tradicional e famosa do Brasil e da América do Sul. Para que Matos conseguisse competir na São Silvestre, ele precisou da ajuda financeira de 18 amigos, e com o valor arrecadado, conseguiu pagar as despesas da viagem. Em busca de conseguir ter um bom desempenho, o atleta treinou todos os domingos na rodovia BR-060, além de praticar outros esportes.

Matos começou a competir há poucos anos em pequenas distâncias e, agora, participa de diversas provas na sua categoria, acima de 50 anos. Além do atletismo, o cabeleireiro pratica futebol, futsal, futebol de sete e frequenta a academia semanalmente para manter a forma física. O atleta participa de provas que acontecem em Mato Grosso do Sul e busca competir nos eventos para manter o bom desempenho. Recentemente, na Maratona de Campo Grande de 2019, realizada no Autódromo Internacional da capital do estado e que teve percurso tradicional de uma maratona com 42 quilômetros e 195 metros, o corredor ficou em terceiro lugar, garantindo mais uma medalha para a coleção, que ele guarda com carinho em sua casa.

Mesmo participando de competições durante o ano inteiro, o foco do camapuense sempre foi a São Silvestre. Para ele, a competição era um sonho, e representar Mato Grosso do Sul na corrida mais tradicional e famosa do Brasil e da América do Sul, foi uma experiência indescritível. "Foi minha primeira São Silvestre e é uma sensação única poder participar dela. Foi muito emocionante, quando terminei a prova, chorei de emoção". Revelou Matos.

Matos recebe a medalha de top 100 em sua categoria (Foto: Arquivo Pessoal)

O principal objetivo do corredor era mostrar ao mundo o nome de Camapuã e de seu Estado, e para isso, Matos deixou de ficar entre os primeiros na largada para que sua faixa fosse transmitida na televisão. "Cheguei na Paulista às 5h00 e tinha muita gente na minha frente, mas eu poderia ser o primeiro depois dos elites, porém a câmera da Rede Globo estava há 150 metros para atrás da largada, então tive que escolher se ficava na frente ou dava prioridade para aparecer a faixa do Estado e minha cidade. Se aparecesse a faixa, ela seria transmitida em vários países, então resolvi ficar atrás para que a ela aparecesse, tenho certeza que fiz a escolha certa e estou muito feliz".

Faixa de Matos aparece em rede nacional na televisão (Foto: Arquivo Pessoal)

Após a realização do sonho, Matos traça os próximos objetivos, e segundo ele, seu próximo foco será a Maratona Internacional de Buenos Aires, na Argentina. "Espero muito competir nesta prova, mas para isso, precisarei de ajuda financeira. Se eu conseguir um patrocínio, com certeza competirei."

Atleta na avenida Paulista antes da largada (Foto: Arquivo Pessoal)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS