Apartação | Lucas Castro | 29/01/2019 14h24

Leonardo Borges representa região Norte no Derby e Derby Classic 2019

Compartilhe:

O zootecnista e cavaleiro amador Leonardo Cruvinel Borges, 48, de Ji-Paraná-RO, foi o único representante da região Norte do país na quinta edição do Derby e Derby Classic, torneio de apartação organizado pela Fazenda Gruta Azul (FGA), em Dois Irmãos do Buriti-MS.

Na verdade, Leonardo Borges é natural de Uberaba-MG, mas, atualmente, reside e é proprietário rural no segundo município mais populoso de Rondônia. De acordo com a Lista de Sócios da Associação Nacional do Cavalo de Apartação (ANCA), o cavaleiro é um dos três competidores do Norte do Brasil vinculados à instituição da modalidade. Os outros dois são de Rio Branco-AC e Ananindeua-PA.

Leonardo Borges e a família sempre lidaram com gado. Ele conta que conheceu o esporte quando ainda garoto, mas só veio praticar e começar a competir em 2015. “Existiam provas na região (de Uberaba-MG), bastante criadores de São Paulo e eu acompanhava, mas nunca cheguei a praticar. Fui praticar depois, agora mais velho, adquiri uns cavalos e resolvi participar. E isso é uma ‘cachaça’, um vício”, relata.

O mineiro afirma que participa de oito a nove provas ao ano, entre elas o Derby e Derby Classic, Super Stakes e Potro do Futuro. Leonardo não possui uma rotina de treinamentos, visto que seus cavalos ficam alojados no Centro de Treinamento Taboga, em Brota-SP e são treinados especializadamente. “Não treino por causa da distância. Então, normalmente acabo chegando um dia antes das competições e treino apenas na véspera da prova”, explica.

(Foto: Emerson Freitas)

Para ele, os objetivos são modesto: participar das provas, fazer parte, participar do grupo de competidores de apartação. “Lógico que eu quero ter cavalos competitivos e ganhar sempre que puder. Acaba sendo sempre competições muito saudáveis, porque são todos muito amigos e um torce pelo outro. Então, quero sempre estar nesse ambiente”.

“O vínculo que criamos com o animal é realmente fantástico. Eu sou um apaixonado por cavalo desde que nasci. Estou direto na fazenda, em Rondônia, onde crio meus animais e, quando chega o final da tarde e o fim do serviço, não tem mais nada para fazer, desço para as baias e passo horas olhando os cavalos. É paixão”, confessa o uberabense.

(Foto: Roberto Mattos/ANCA)

Ele ressalva que a égua Hy Bet, escolhida Cavalo do Ano pela ANCA e segundo animal mais premiado na temporada 2017/2018, é diferenciada e o animal que mais o marcou nestes quatro anos de apartação. “Ela foi ganhadora do Derby Gruta Azul no ano passado, conquistou já o Derby ANCA, foi reservada campeã nacional, ganhou várias etapas de campeonato, foi reservada do Super Stakes. É um animal realmente diferenciado”, detalha o zootecnista.

Na competição administrada pela Fazenda Gruta Azul, Leonardo Borges foi Reservado Campeão - Derby Gruta Azul 2016; Reservado Campeão - Derby Classic Gruta Azul 2017; 3º Lugar - Derby Classic Gruta Azul 2019, colocações conquistadas na categoria Amador. “Fazer essa prova (Derby e Derby Classic) aqui realmente é um divisor de águas. Na minha opinião, é a melhor do ano, não só pela premiação, mas porque todo mundo quer estar aqui. O gado e o ambiente são bons, a estrutura é muito boa e é a primeira prova do ano, todo mundo fica com sede de chegar” destaca o competidor.

(Foto: Emerson Freitas)

“Gostaria de destacar esse empreendimento da Patrícia Miglioli e do senhor Norberto Leite (proprietários da FGA). A vontade deles de fazer essa prova realmente faz a diferença. A gente precisa de mais gente como eles aqui no meio da Apartação para fomentar o esporte” finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS