Aeromodelismo | Lucas Castro | 02/09/2019 12h56

Equipe de aerodesign representa MS em competição nacional

Compartilhe:

A Aero Jaguar, equipe de aerodesign, representará Mato Grosso do Sul na 21ª edição da Competição Sae Brasil AeroDesign. As disputas ocorrerão de 24 a 27 de outubro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos-SP. A equipe sul-mato-grossense é composta por acadêmicos(as) das engenharias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A competição no interior paulista reúne cerca de 12 mil visitantes anualmente. Na 20ª edição, 95 equipes marcaram presença e aproximadamente 1.350 participantes foram inscritos, que representaram 79 instituições de ensino de 20 estados do país, mais o Distrito Federal.

A capitã da agremiação, Thatiane de Medeiros de Amorim explica, ao Esporte Ágil, que o objetivo da competição é construir uma aeronave rádio-controlada, um veículo aéreo não tripulado (Vant) que suporte transportar, em voo, a maior carga possível. “Tem uma distância de pista mínima e aeronave tem de decolar antes desta metragem e pousar dentro de outra metragem estabelecida. Temos de enviar, antes, uma planta e o relatório do projeto. É, literalmente, um projeto real, igual de qualquer outra aeronave”.

O projeto de extensão desenvolvido na UFMS é multidisciplinar. A instituição de ensino superior não possui curso de engenharia mecânica, mas, segundo Thatiane Amorim, isso não é um problema. “Conseguimos aplicar diversas engenharias e outros cursos que sejam voltados à mobilidade. O ponto principal foi conseguir ter esta flexibilidade de áreas. Temos uma base de mecânica e nosso coordenador do projeto já foi professor de engenharia mecânica”.

Ela salienta que a Aero Jaguar possui diretoria formada pelo coordenador, capitão, tesoureiro, gestor, líder de projeto e equipes de cada projeto, como de aerodinâmica e aspectos estruturais. De acordo com a capitã, o projeto, desde o esboço até a finalização, demanda significativo recurso financeiro. Além de construir aeronaves, temos de comprar todo o material. A aeronave, em si, tem um custo médio de R$ 12 mil para ser construída. O motor é por volta de R$ 1,5 mil”.

Capitã apresentou o projeto na Câmara de Campo Grande (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

Além disso, há os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem em São José dos Campos, local da competição nacional. “Fazemos rifa e estamos com uma de um voo cedido pela Fly Company. Ela nos apoiou com voo e estamos rifando para arrecadar dinheiro”.

A capitã destaca que o projeto de Vant cargueiro para Mato Grosso do Sul é interessante, principalmente no que se refere ao monitoramento das fronteiras com Bolívia e Paraguai. “Pode melhorar a logística de insumos. “Acreditamos que o projeto não é só bom para os alunos e universidade, mas também para a sociedade, porque traz inovação para todos, até mesmo por trazer visibilidade em uma competição nacional como a Sae e internacional se a gente conseguir boa colocação”.

Thatiane Amorim ressalta que não há rivalidade entre equipes de aerodesign de Mato Grosso do Sul. “Sempre procuro manter este espírito com as equipes daqui, tento fazer essa união. Para qualquer dúvida ou comentário, temos uma comunicação aberta, não só com equipes do estado, mas existe grupo no qual há todas as equipes do Brasil e lá trocamos informações. Conversamos sobre indicações de literatura, artigos científicos, eles sempre mandam e mandamos também”. Ela acrescenta que existem, no país, equipes que possuem maior poder aquisitivo e outras com menos investimentos.

Representantes da equipe na SBPC 2019 (Foto: Divulgação)

O que é a Sae Brasil?

O programa Competição Sae Brasil AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa Sae AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Os alunos que participam da competição devem formar equipes que representarão a instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em vôo dos protótipos, entre outros.

Competição Sae Brasil AeroDesign recebe estudantes de todo o país (Foto: Divulgação/Sae Brasil)

A Sae Brasil AeroDesign é composta por três categorias distintas: regular, aberta e micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas. De maneira geral, a categoria regular possui maiores restrições, enquanto as categorias aberta e micro dão maior liberdade de projeto às equipes. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: competição de projeto e competição de voo, no qual os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

A Aero Jaguar

A Aero Jaguar foi fundada em janeiro de 2019. A equipe objetiva construir aeronave rádio-controlada, através de várias etapas: projeto elétrico, projeto estrutural, aerodinâmica, estabilidade e controle, cargas, aeroelasticidade e desempenho.

Quem quiser contribuir com o projeto da Aero Jaguar, basta entrar em contato pelo e-mail aerojaguarufms@gmail.com ou pelo telefone (67) 99309-2720.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS