Volta a Portugal em Bicicleta será em agosto

da redação - 5 de mai de 2005 às 12:50 306 Views 0 Comentários
Volta a Portugal em Bicicleta será em agosto

A 67ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que será disputada entre os dias 5 e 15 de agosto, largará na cidade de Oeiras e cruzará a mítica Serra da Estrela e a Torre, já no terceiro dia de competição. A escalada à Senhora da Graça ficará para a segunda metade da prova, que recupera o final de 2003, em Viseu, com a disputa do último Contra Relógio Individual.

A edição deste ano da Volta a Portugal, a cargo da empresa PAD/João Lagos Sports, retomará em grande parte, o traçado de 2003, que proporcionou uma prova bem disputada e emotiva, que consagrou em um pelotão predominantemente português, o ciclista Nuno Ribeiro.

Este ano, a organização da mais importante competição ciclística portuguesa, parece apostar em voltar a trilhar o mesmo caminho, com duas ou três exceções. Ao contrário da edição 2003, a Volta 2005 não consagrará nenhuma das suas 10 etapas nas regiões do Algarve e do Alentejo, tal como não o fez no ano passado, preferindo repetir o formato compacto que a guiou na última edição.

Agora, segundo um itinerário no qual ainda restam algumas confirmações, a grande novidade surge com a ausência de um final de etapa na escalada da Torre, substituído por uma passagem no decorrer da terceira etapa, que deverá terminar no Fundão.

A abordagem da Serra da Estrela já no terceiro dia de prova, caracteriza a exigência de uma competição que no dia seguinte, terá de enfrentar outra jornada difícil, com um final de etapa em Castelo Branco, o \"caldeirão\" da Volta, localidade onde se registram habitualmente as mais altas temperaturas.

É bom lembrar também que em 2003, a escalada da Torre foi disputada no quinto dia de prova, e desde logo isolou o ciclista Nuno Ribeiro na Classificação Geral Individual.

Com a jornada de descanso a surgir ao quinto dia de prova (em 2004, o descanso apareceu ao sétimo dia), se estabelece desde logo o ponto de retorno da Volta rumo a região norte do País.

As cidades de Fundão, Castelo Branco e Gouveia deverão acolher finais de etapa, seguindo pela região do Minho (Fafe e Santo Tirso, tal como em 2004, voltam a estar no figurino da Volta), antes do ataque à mítica escalada da Senhora da Graça, previsto para o dia 13.

A etapa da Senhora da Graça, com uma extensão que deverá rondar os 160 quilômetros do ano passado, apresenta-se, pelo menos no papel, como o segundo grande ponto de decisão da competição, dado que deverá ser antecedida por outras importantes subidas, antes da derradeira ascensão, tal como em 2002.

No caminho do desfecho a localidade de Madeira acolherá o final do penúltimo dia, findo o qual a caravana se transfere em peso para Viseu, onde em dias de festividade local, a Volta terminará com um contra relógio individual, num \"remake\" do último dia da edição 2003.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?