Dourados (MS) - Após a liberação mesmo que parcial do estádio Frédis Saldivar, o "Douradão" e principalmente o retorno da torcida nos jogos que o Sete de Dourados realizou pelo Campeonato Estadual deste ano em casa, um grupo de pessoas já estaria cogitando para o ano de 2012 o retorno do Ubiratan Esporte Clube ao futebol profissional, mesmo que seja na 2ª divisão.
Joaquim Soares, atual presidente do "Leão da Fronteira" como é mais conhecido o clube douradense, não confirmou e tão pouco desmentiu o retorno ou não do clube ao futebol profissional, no entanto, assegurou que já está em fase bastante avançada o processo de um projeto para a montagem de uma forte equipe para disputar o Campeonato da Sub-18 deste ano.
"Estarei quinta-feira na Federação participando do arbitral. O Ubiratan vai participar da Sub-18 com um único objetivo, conquistar uma das vagas para a Copa São Paulo do ano que vêm", disse o presidente, acrescentando que estuda a possibilidade de contratar o experiente técnico e ex-jogador de futebol Cláudio Mineiro para montar a equipe que deverá ser levada a campo na sub-18.
Com relação ao retorno do Ubiratan ao que foi fundado em 5 de fevereiro de 1947 ao futebol profissional, Joaquim Soares diz que se depender dele tal fato não acontecerá, mais deixa claro que se algum empresário ou até mesmo um grupo empresarial querer assumir o Departamento de Esportes do clube para montar uma equipe para este fim, não colocará nenhum empecilho.
O Ubiratan Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Dourados, que foi fundado em 5 de fevereiro de 1947.
O uniforme do "Leão da Fronteira" como é denominado o clube douradense é composto de camisa preta (ou branca) com detalhes amarela, calção preto (ou branco) e meias pretas (ou brancas), e manda seus jogos no estádio Fredis Saldivar que possui atualmente capacidade para receber no máximo 25 mil pessoas quando estiver literalmente reformado.
O clube da Cabeceira Alegre, bairro onde está a sua séde foi campeão estadual nos anos de 1990 na gestão do então deputado e empresário Roberto Razuk, e em 1998 e 1999 foi bi-campeão.
Vale lembrar que em 99 conquistou o titulo de forma invicta e seu presidente nas duas últimas conquistas era o então vereador Joaquim Soares, hoje fundador e proprietário do site www.exportiva.com.br.
Nos anos de 1988 e 2000, o clube douradense foi vice-campeão e enquanto profissionalizado disputou alguns campeonatos a nível Nacional, como o Campeonato Brasileiro da Série "C", cinco Copa do Brasil e duas Copa Centro-Oeste.
Na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que pontua todos os clubes brasileiros, o Ubiratan ocupa a posição de 183 com 18 pontos pontuados.
Em 1990 o Ubiratan conquistou o 1º titulo numa dramática final contra a então SEN (Sociedade Esportiva Naviraiense), que foi o clube de melhor campanha na 1ª fase, e que havia eliminado na semifinal o todo poderoso Operário de Campo Grande.
Já o Ubiratan conquistou o direito de ir à final ao enfrentar na semifinal o Giannini de Costa Rica. No 1º jogo em Dourados, a equipe venceu por 1 a 0 com um gol de Cocan e no 2º, em Costa Rica, o resultado foi de 0 a 0.
A decisão foi disputada em dois jogos, sendo o 1º em Dourados, onde o Ubiratan venceu por 1 a 0 com um gol de Tadeu, e no jogo seguinte na cidade de Naviraí o "Leão da Fronteira" jogando com muita garra e mesmo tendo um jogador expulso, conseguiu garantir o empate que lhe deu o título.