Sábado, 10 de maio de 2025, 18:21

Troféu José Finkel de Natação contará com nadadores olímpicos

divulgação - 29 de ago de 2008 às 17:35 243 Views 0 Comentários
Troféu José Finkel de Natação contará com nadadores olímpicos

Rio de Janeiro (RJ) - Depois das emoções dos Jogos Olímpicos de Pequim, quando a natação provocou uma enxurrada de recordes mundiais e olímpicos no 'Cubo D'Água' chinês, e o Brasil voltou ao pódio olímpico, garimpando ouro pela primeira vez, vem aí o 37º Troféu José Finkel de Natação (Campeonato Brasileiro Absoluto/Taça Correios), que desembarca na cidade de São Paulo, na qual será disputado de 2 a 7 de setembro, na piscina do Corinthians.

A competição terá a participação de aproximadamente 450 nadadores de 54 clubes  de 14 estados e quatro regiões do país: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nas últimas cinco edições deu Esporte Clube Pinheiros, que tenta repetir o feito do Flamengo dos anos 80, quando este levantou oito canecos consecutivos. Devido àquele sucesso, o rubro-negro carioca ainda detém o maior número de títulos do Finkel, com 12 troféus conquistados. Logo a seguir, surge o Pinheiros, com 10; Minas Tênis, com cinco; Botafogo, com quatro; Vasco, com dois; e A Hebraica e Fluminense, com uma conquista cada um. Este ano, o Pinheiros compete com a maior delegação (mais de 60 nadadores), seguido pela Unisanta, com 53; e pelo Minas Tênis, com cerca de 50 atletas.

Os nadadores que participaram da maior Olimpíada de todos os tempos estão confirmados. Entre eles, o velocista César Cielo Filho, do Pinheiros, que competirá nas provas em que subiu ao pódio em Pequim, para receber o ouro dos 50m livre e o bronze dos 100m, mesmo estilo. Os outros três brasileiros finalistas em Pequim, também estarão em ação: Thiago Pereira, do Minas Tênis, competirá nos 200m e 400m medley, 200m peito e 400m livre; Gabriella Silva, do Pinheiros, e Kaio Márcio de Almeida, da Unisanta, ambos nos 50m e 100m borboleta, com Kaio ainda nos 200m do estilo. Os revezamentos dos clubes podem ter os nomes dos integrantes decididos no fim do aquecimento da etapa.

Outra atração é a presença das maratonistas aquáticas Ana Marcela Cunha, da Unisanta, e Poliana Okimoto, do Pinheiros, nas provas de fundo em piscina: 800m e 1500 livre. Ambas foram 'Top 10' nos 10 quilômetros do Lago Shunyi, em Beijing, com a 5ª e a 7ª posições, respectivamente, na estréia das águas abertas em Jogos Olímpicos.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?