Corumbá (MS) - Três atletas de Corumbá se destacaram na 10ª edição do Campeonato Brasileiro de Kakuto Karatê realizado no último final de semana, no ginásio Guanandizão, em Campo Grande. Eles voltaram com medalhas de ouro e prata da competição. O trio disputou a modalidade Kumite, em que as lutas são decididas por nocaute.
Os lutadores Douglas Corrêa Bordon e Carlos Alexandre Mendonça de Oliveira foram campeões em suas categorias. Bordon foi ouro na Juvenil Absoluto Pesado (15 a 17 anos, acima de 66 kg) e Oliveira venceu na Adulto Iniciante Leve (até 65 quilos).
A medalha de prata foi conquistada por João Vítor Corrêa Bordon, que lutou na categoria Infantil Absoluto Pesado (11 a 12 anos, acima de 40 kg). Cada um deles disputou três lutas. Todos são atletas da Associação Velasquez de Karatê Tokay.
Os resultados garantiram aos medalhistas corumbaenses o direito de disputarem o Campeonato Sul-Americano, previsto para Campo Grande, e o Campeonato Internacional, que será realizado na cidade boliviana de Cochabamba. As datas ainda serão definidas.
Alcides Ogaya, treinador da equipe corumbaense que participou do Campeonato Brasileiro de Kakuto Karatê, destacou os bons resultados dos atletas na competição, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de junho, e afirmou que o trio tem condições de conquistas maiores, mas para isso é preciso apoio maior. Ele ainda argumentou que mesmo com as vagas garantidas para os dois próximos torneios, a presença dos lutadores ainda é incerta.
"Competir em Campo Grande já é uma dificuldade. Viajar para outro país é quase impossível", afirmou Ogaya, que é faixa preta 2º Dan. Para a participação na 10ª edição do Campeonato Brasileiro de Kakuto Karatê, os três lutadores tiveram apoio da Fundação de Esportes de Corumbá.