Torneio de Basquete em Dourados homenageou o professor Bim

o progresso - 22 de out de 2007 às 15:38 196 Views 0 Comentários
Torneio de Basquete em Dourados homenageou o professor Bim

Dourados (MS) - Amigos, ex-alunos e jogadores, prestaram uma justa homenagem ao professor Rubens Issao Minaguti, o Professor "Bim", na última sexta-feira no ginásio do Sesi, com um torneio de basquete que levou o seu nome. Bim, marcou a história do esporte douradense com atitude arrojada, despretensiosa e por amor ao esporte, sem pensar em recompensa ou cargo político. E hoje, Dourados, para ter o esporte como deve ser tratado, precisa de muitos professores \"Bim\".

Os pensamentos de quem gosta do esporte local é um só: Dourados precisa de uma entidade que trabalhe para o desenvolvimento do esporte e do atleta. E não uma instituição de fachada. Fundador da Funced, o professor Bim foi calorosamente abraçado pelos companheiros de sua época que não pouparam elogios.

"O que ele (Bim) fez pelo esporte douradense, depois de sua partida, ninguém mais fez. E essa homenagem é justa. Ele merece muito mais. E nós, não podíamos deixar ele partir sem oferecer o nosso muito obrigado pelo que fez para nós. Porque além de fazer o esporte acontecer e ser uma realidade em Dourados, ele nos transformou em homens de caráter", disse Carlos Eduardo "Goiaba", que realizou o torneio e prestou a homenagem entregando uma placa.

E quando se fala que Dourados precisa de muitos "Bim", isso é uma realidade. Jogos da Primavera, Jogos Escolares de Dourados, Jogos Aberto de Dourados, Geraldão de Voleibol e tantas outras competições organizadas e coordenadas por ele, simplesmente acabaram.

A Maratona do Fogo, uma das mais tradicionais do calendário de rua do Brasil e uma das únicas a ser realizada em rodovia, simplesmente foi alterada pela Funced e hoje não passa de uma corrida de rua, sem a emoção de antes. O que são os jogos escolares de Dourados de hoje e o da época de Bim? A diferença é enorme. Hoje, o que se vê é apenas duas equipes de voleibol, outras duas de basquete...e nada mais. O esporte escolar douradense está em decadência e, quem tem a obrigação de fazer algo para melhorar, nada faz para alavancar esse setor que é essencial para o desenvolvimento humano do jovem.

Hoje, Dourados tem as melhores estruturas para a prática do esporte com ginásios cobertos, quadras das escolas cobertas e, infelizmente, uma Funced que pouco faz. Ela apoia, com o pouco que tem nas mãos. Mas falta muito para ela ser realmente uma entidade voltada para a cultura e esporte.

Se não fossem uns poucos de fiéis amante do esporte, Dourados, não existira no mapa do esporte do Estado. E quem faz, realiza porque gosta. O professor Bim tinha uma força para realizar eventos de porte. "Ele, quando fazia um projeto de competição, ele corria atrás. Se a prefeitura não apoiasse, ele brigava. E isto está fazendo falta. Falta um "peitudo" para fazer a prefeitura apoiar eventos", destacou Goiaba.

Na homenagem ao professor Bim, nenhum representante da Funced ou do poder público esteve presente no ato da entrega da placa de homenagem. Segundo o professor Goiaba, agora, depois de "reconhecerem" o trabalho que ele desenvolveu em Dourados, se fala numa homenagem que a Câmara de Vereadores de Dourados fará a ele nesta terça-feira (22).

Fonte: Marcelo Humberto

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.