A primeira partida da fase final foi vencida por Ricardo e Luizão no duelo contra Emanuel e Fabinho, com facilidade, por 21 a 13. Na seqüencia, Ricardo jogou com Fabinho, e Emanuel, com Luizão. Melhor para a segunda dupla, que venceu por 21 a 18 deixando Luizão com duas vitórias.
Luizão, ao lado de Fabinho, entrou na terceira partida decisiva precisando marcar no mínimo 19 pontos para ser o campeão e acabou vencendo Ricardo e Emanuel por 21 a 15. Para ser o Rei da Praia, Ricardo teria que ter vencido por uma diferença de, no mínimo, três pontos.
Os doze jogadores que participaram do Rei da Praia deste ano foram: Emanuel, Ricardo, Pedro Cunha, Harley, Bruno de Paula, Fabinho, Luizão, Alex, Guto, Roberto Lopes, Pedro Solberg e Murilo.
Bicampeão do Rei da Praia, Emanuel não conseguiu repetir o bom desempenho dos anos anteriores. Campeão olímpico e mundial, o jogador ficou com a coroa em 2005. No Desafio dos Reis, ao lado de Ricardo, derrotou a forte dupla Lambert e Metzger e ergueu a taça em um duelo envolvendo os vencedores das edições do Brasil e dos Estados Unidos.
Já em 2004, ano em que conquistou o ouro Olímpico, Emanuel levantou pela primeira vez o troféu de Rei da Praia, mas foi derrotado no Desafio dos Reis, ao lado de Ricardo, quando foi superado por Dain Blanton e seu parceiro Jeff Nygaard.