A seleção de Santa Catarina conquistou o título de campeã do 1º Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17, que foi realizado em Mato Grosso do Sul, em duas sedes: Campo Grande e Três Lagoas. O título foi conquistado com uma vitória de 4 a 2 sobre São Paulo, em uma partida bastante disputada e cheia de emoções.
O grande destaque da partida foi o ala Douglas, autor dos dois primeiros gols de Santa Catarina. No primeiro deles ele recebeu um passe em profundidade e, na saída do goleiro Rafael, tocou por cima, marcando o primeiro gol dos catarinenses. No segundo gol, ele recebeu cobrança de escanteio girou sobre a marcação e bateu cruzado para marcar.
Leonel, goleiro de Santa Catarina marcou o terceiro após defender um chute do goleiro paulista e bater direto para o gol, de cobertura. São Paulo diminuiu em cobrança de falta, que passou no meio da barreira. Logo após Darlan, de Santa Catarina, marcou o gol mais bonito da manhã ao pegar a bola ainda no campo de defesa, e em velocidade passar por três adversários antes de bater para o gol e vencer o goleiro Rafael. São Paulo ainda descontou por meio de André, mas já era tarde para uma reação. Santa Catarina campeã.
O técnico Nelsinho comemorou o título que, para ele, é a realização de um projeto. "Tivemos dificuldades no início da competição, mas nunca deixamos de acreditar no título. Essa é uma vitória principalmente de meus atletas."
Lucas Frederico, técnico de São Paulo, lamentou a ausência de Rodrigo, que foi punido por ato de indisciplina após a vitória nas semifinais. "Fomos punidos por comemorar uma classificação, o que atrapalhou nosso planejamento no dia de hoje. Mas Santa Catarina jogou bem, conquistou o título de forma invicta e mereceu ser campeã. Para nós, infelizmente sobrou o vice-campeonato. Conquistamos o sub-15, mas não conseguimos o sub -17."
Ficha Técnica
São Paulo 2x4 Santa Catarina
Local: Ginásio Cacilda Acre Rocha - Três Lagoas (MS)
Data: 4/9/2005
Horário: 11h30
Arbitro Principal: Waldemar Maciel (MS)
Árbitro Auxiliar: Jefferson Cabral (RS)
Representante CBFS: Acelino Sinjo Nakasato (MS)
São Paulo: Rafael; Bruno, Magoístais, Robson e Gleison. Entraram: André, Felipe, Dario e Jayme. Téc: Lucas Frederico
Santa Catarina: Leonel, Douglas, Carlos, Maico e Deucio. Entraram: Darlan, Gabriel, Linhares, Anderson e Cleberson. Tec: Nelsinho
Gols
São Paulo: Robson (33`21) e André (39`09)
Santa Catarina: Douglas (2) (17`03 e 29`39), Leonel (29`39) e Darlan (35`20)