Madri (Espanha) - Esta quinta-feira foi o dia de Thomaz Bellucci. Pelo Masters 1000 de Madri, o brasileiro, 36º do ranking, conseguiu a maior vitória de sua carreira ao vencer o escocês Andy Murray, número 4 do mundo, por 6/4 e 6/2, e se classificou para as quartas de final do tradicional torneio espanhol.
Seu maior resultado até então havia sido contra o espanhol Fernando Verdasco, número 9 no ranking, no ATP de Acapulco, ainda nesta temporada. Foi a segunda vez que venceu um top 10 na carreira. Na próxima fase da competição de Madri, enfrentará o tcheco Tomas Berdych, 7º, que despachou o argentino Juan Monaco, também nesta quinta, por 7/5 e 6/3.
No primeiro set, apesar de ambos os tenistas confirmarem seus serviços nos primeiros nove games, Bellucci demonstrava mais força tanto no saque quanto na recepção. A diferença ficou evidente no último game, com 5 a 4 no placar, quando o paulista quebrou o adversário e fechou a primeira parcial.
Na segunda, a história continuou a mesma: os dois confirmando no serviço, mas com amplo domínio do brasileiro, que inclusive ganhou games sem ceder pontos e, no sexto do set, aumentou sua vantagem com 4 a 2. Com uma confirmação e mais uma quebra, fechou a parcial e jogo sem maiores dificuldades.
Contra Berdych, o paulista nunca venceu em chaves principais. Foram dois encontros, em Brisbane, no ano passado, e em Indian Wells, neste ano, e duas vitórias para o tcheco, por 7/6 (7-4), 2/6 e 7/6 (7-3) e 6/3 e 6/2, respectivamente. No quali de Projestov, em 2008, Bellucci conquistou sua única vitória em cima do número 7 do mundo, por 6/4 e 6/2.
Já Murray continua em má fase em 2011. Mesmo após ter sido derrotado por Rafael Nadal nas semifinais de Monte Carlo, no início de abril, o britânico ainda possui três eliminações em estréia nesta temporada: em Miami, Indian Wells e Roterdã.