Sexta-feira, 16 de maio de 2025, 00:34

Thomaz Bellucci luta, mas não evita seua derrota para Rafael Nadal

gazeta esportiva.net - 28 de mai de 2008 às 15:20 281 Views 0 Comentários
Thomaz Bellucci luta, mas não evita seua derrota para Rafael Nadal

Paris (França) - O brasileiro Thomaz Bellucci conseguiu um surpreendente equilíbrio com Rafael Nadal em sua estréia em torneios Grand Slams, mas acabou eliminado de Roland Garros nesta quarta-feira. Em um jogo bastante parelho, o tenista número um do país e 76º do ranking de entradas da ATP deu trabalho para o espanhol, que contou com a inexperiência do rival nos momentos decisivos e avançou para a segunda rodada do Aberto da França.

Belucci não se intimidou diante do número dois do mundo e fez uma boa partida, que teve duração de 2h33 na quadra central Philippe Chatrier. Jovem, no entanto, o brasileiro de 20 anos acabou pecando em alguns dos momentos mais importantes do jogo e acabou derrotado por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/1.

Oriundo do qualifying, Bellucci disputou nesta quarta a sua primeira partida em Grand Slams e, além disso, contra um tenista top 20. Antes, o adversário melhor ranqueado que o paulista de Tietê havia enfrentado havia sido o argentino Juan Ignácio Chela, então 25 do mundo, nas oitavas-de-final do Torneio de Buenos Aires, para quem perdeu por duplo 6/4.

O ascendente brasileiro, que em um ano e meio conseguiu subir nada menos do que 507 posições no ranking da ATP, deixa Roland Garros com 20 pontos conquistados (15 por ter furado o quali e mais cinco por ter disputado a primeira rodada), que podem alçá-lo ao grupo dos top 70 e lhe dar a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Apesar de perder seu melhor tenista, o Brasil continua sendo representado na chave masculina de simples no Aberto da França. Isso porque também nesta quarta-feira o gaúcho Marcos Daniel passou pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, que abandonou a partida no início do segundo set sentindo fortes dores na perna.

Já Nadal, atual tricampeão de Roland Garros, tentará dar prosseguimento ao sonho do tetra enfrentando na próxima rodada outro quali: o francês Nicolas Devilder, que eliminou na primeira rodada o australiano Chris Guccione.

O jogo - Os dois tenistas começaram a partida no final da tarde de terça-feira (horário parisiense) após muito esperarem por causa da chuva, mas puderam permanecer pouco tempo em quadra. Após nove minutos de jogo e dois games completados, a água voltou a cair em Paris e o embate, empatado em 1/1, foi adiado para esta quarta.

Retomada a disputa, Bellucci surpreendeu logo de cara e mostrou que daria trabalho para Nadal. Embora o espanhol tenha aberto 40-15 no game, o brasileiro foi em busca do empate e ainda teve dois break points contra o Rei do Saibro. Embora não tenha conseguido a quebra na primeira oportunidade, o tenista de Tietê venceu o saque do rival e passou à frente do placar, com 2/1.

Mas a vantagem do tenista número um do país não durou muito tempo, e Nadal também foi em busca de dois breaks no game seguinte, abrindo 15-40. Bellucci chegou a salvar o primeiro, mas o número dois do mundo devolveu a quebra no seguinte e reequilibrou o jogo.

Bellucci acabou sofrendo nova quebra no oitavo game, quando errou um voleio relativamente fácil e jogou na rede, dando a chance de Nadal sacar para fechar o primeiro set em seguida. O jovem brasileiro, no entanto, não se abateu, e com um ótimo poder de reação derrubou o serviço do espanhol e diminuiu a vantagem para 5/4. Em seguida, encaixou seu saque e empatou em 5/5.

Quando tudo levava a crer que a primeira etapa de partida seria definida apenas no tie-break, Bellucci vacilou. O paulista chegou a ter vantagem de 40-15, mas permitiu a reação de Nadal, que empatou o game e chegou ao set point. O brasileiro salvou o primeiro, mas errou duas vezes seguidas (jogou na rede outro voleio fácil na rede e cometeu uma dupla falta) e deu o set para o rival, após 1h05 de disputa.

O segundo set manteve o panorama do primeiro: bastante equilíbrio entre o vice-líder e o 76º do mundo. Os dois tenistas se mantiveram empatados durante os seis primeiros games.

A primeira oportunidade de quebra no set veio apenas no oitavo game, a favor do espanhol. Bellucci conseguiu se livrar da primeira, mas novamente cedeu o saque a Nadal no momento decisivo e permitiu que o rival abrisse 5/3. Desanimado, o espanhol abriu 40-0 e fechou a parcial com facilidade.

Golpe final - Bellucci começou sacando no terceiro set e não teve problemas para abrir 40-15. Mas após errar dois ataques seguidos, o brasileiro acabou cedendo o saque a Nadal, que abriu 1/0 e ampliou a vantagem para 2/0 logo depois. No terceiro game, Bellucci voltou a perder o serviço, e o espanhol comemorou os 3/0 no marcador.

O brasileiro esboçou uma reação no quarto game, mas foi prejudicado pela torcida francesa. Com 0-30 e o domínio do ponto para chegar ao triplo break, forçou uma bola na linha e um torcedor gritou fora. Achando que um juiz de linha havia acusado o erro, Bellucci parou o ponto e nem com a reclamação ao árbitro de cadeira conseguiu reverter a situação.

Alheio à polêmica, Nadal se recuperou no ponto e abriu 4/0. Bellucci confirmou seu saque logo depois e faturou o primeiro game no set e, embalado, chegou a ter um break point logo depois. O espanhol acabou saindo da situação adversa, abriu 5/1 e, com mais uma quebra, eliminou Bellucci com 6/1.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?