Túnis (Túnísia) - Inspirado, Thomaz Bellucci se classificou neste sábado a mais uma final de challenger na temporada. No torneio de Túnis, evento de US$ 125 mil, o paulista derrotou o experiente chileno Nicolas Massú por 6/2 e 6/4.
O número 2 do Brasil, nesta semana em 126º na lista de entradas, vai disputar sua quinta final de challenger na carreira. No ano passado, foi vice em Cuenca e em Bogotá. Na temporada atual, foi campeão no Abertos de Santiago e Florianópolis.
Esta foi a nona vitória seguida de Bellucci, incluindo o título em Santa Catarina. O tenista de 20 anos vem em grande forma, com uma vitória no ATP de Buenos Aires e participação no triunfo brasileiro na Copa Davis sobre a Colômbia.
Com a final em Túnis, Bellucci vai a 419 pontos no ranking e já garante a 110ª colocação, de longe a sua melhor posição na lista da ATP. Se for o campeão, vai a 446 pontos e empata com o japonês Kei Nishikori, o número 100 do mundo, mas não entrará no top 100 porque Nishikori possui pontos no Masters Series de Indian Wells.
Na decisão do challenger, Belluci pega o sérvio Dusan Vemic, 175º, que surpreendeu o francês Florent Serra, número 76 do mundo e segundo favorito ao título, por 6/4 e 6/4. Bellucci também está na final de duplas ao lado de Bruno Soares.