Rio de Janeiro (RJ) - A nadadora Rebeca Gusmão, suspensa preventivamente de competições por acusação de doping por testosterona, chegou na tarde desta sexta-feira à Delegacia de Repressão a Crimes contra a Saúde Pública, no Rio de Janeiro, onde prestará depoimento acompanhada de seu técnico, Hugo Lobo Filho.
Rebeca não quis falar com a imprensa e entrou rapidamente na delegacia, mas seu treinador disse acreditar na inocência de sua pupila. "Tenho certeza absoluta de que depois deste depoimento a coisa pode dar uma reviravolta total", afirmou Lobo Filho. "Rebeca é inocente."
O treinador, que era aguardado para depor na quinta-feira, preferiu comparecer à delegacia acompanhado de Rebeca. "Vou responder às perguntas que ele tem para me fazer, primeiramente isso", disse o técnico, sem detalhar o conteúdo de seu depoimento.
Além de Lobo Filho, Rebeca está acompanhada de seus advogados, André Ribeiro e Breno Tannuri. A nadadora responderá sobre as amostras adulteradas de exame realizado nos Jogos Pan-Americanos, que apontou duas amostras diferentes de DNA.
Rebeca Gusmão também será julgada pela Corte Arbitral do Esporte, em Lausanne, na Suíça, por exame de 2006 que também acusou doping por testosterona exógena (produzida fora do corpo). O julgamento, previsto para dia 13 de novembro, foi adiado pela entidade para janeiro do ano que vem, e ainda não tem data marcada.