Técnico da Seleção Feminina prevê dois grandes jogos contra a Austrália

com imprensa cbf - 17 de nov de 2024 às 08:07 113 Views 0 Comentários
Técnico da Seleção Feminina prevê dois grandes jogos contra a Austrália Créditos: Lívia Villas Boas/CBF

Depois de duas partidas disputadas contra a Colômbia, em outubro, quando mediu forças com um adversário forte da escola sul-americana, a Seleção Brasileira Feminina vai ter pela frente um outro estilo de jogo nos dois próximos compromissos, dias 28 deste mês e 1 de dezembro, na Austrália, contra a seleção anfitriã. Trata-se de mais um desafio para o time comandado por Arthur Elias.

“Vão ser dois grandes jogos. Vamos buscar a vitória no território australiano contra um adversário tradicional e que vai nos exigir bastante, de alto nível competitivo. Isso é muito importante para a Seleção Brasileira, que quer mesmo esses enfrentamentos, com jogos contra seleções fortes, bem ranqueadas na Fifa e com bons resultados internacionais”, disse Arthur, em entrevista na tarde desta terça-feira (12), na sede da CBF, no Rio, após convocar 23 jogadoras para os dois amistosos.

“A Austrália tem características diferentes da Colômbia, embora ambas tenham muita força física. Faz marcação por zona, atua com bloco bastante compacto. Vamos ter que conseguir encontrar os espaços diante dessa marcação em zona e o bloco médio e baixo e trabalhar bem a bola aérea. A Austrália tem feito gols, mas também tem tomado gols de bolas paradas”, prosseguiu.

A Seleção Brasileira vai se apresentar na Austrália no dia 25 e Arthur só terá um treino com o grupo completo antes da primeira partida, dia 28, na cidade de Brisbane. Além disso, a adaptação ao fuso horário estará apenas no início.

Sobre a convocação, o treinador afirmou que o momento é de dar oportunidade a jogadoras com poucas passagens pela Seleção e mesmo para quem nunca vestiu a camisa da Amarelinha, mas que mereciam figurar na lista. Fez, no entanto, uma ressalva. Que nas primeiras datas Fifa de 2025 o foco já estará direcionado para a Copa América, que será realizada em julho no Equador.

“Estamos num processo de renovação pós-Olimpíada. A partir da primeira convocação, em 2025, vamos já estar pensando a curto prazo, apontando para a Copa América. Pois o Brasil tem a obrigação de vencer essa competição, que nos dá a vaga à Olimpíada de 2028. O Brasil sempre participou das disputas olímpicas no futebol feminino e precisa se preparar muito, entender o caráter da competição: um jogo só pode nos tirar a vaga. Então, a responsabilidade é muito grande. Depois, sim, vem a Copa do Mundo (em 2027, no Brasil).”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.