Gstaad (Suíça) - Duas das quatro duplas femininas do Brasil passaram invictas pelo primeiro dia de jogos do torneio principal do Grand Slam de Gstaad do Circuito Mundial de vôlei de praia. Com duas vitórias cada, Talita/Maria Elisa e Juliana/Larissa encerraram a quarta-feira (07) com 100% de aproveitamento e a vaga na segunda fase da competição assegurada.
Maria Clara/Carolina, com uma vitória e uma derrota, e Lili/Luana, com dois resultados negativos, seguem com chances de classificação à segunda fase do torneio disputado nos Alpes Suíços.
Com 32 duplas divididas em oito chaves com quatro componentes cada, o Grand Slam suíço terá a terceira e última rodada da fase classificatória nesta quinta-feira (08). Após a partida, as parcerias que estiverem em primeiro lugar de seus grupos avançarão diretamente às oitavas-de-final do torneio suíço, enquanto os segundos e terceiros colocados terão que jogar a repescagem.
Talita/Maria Elisa e Juliana/Larissa mantêm regularidade - Atuais campeãs da etapa suíça, Talita e Maria Elisa iniciaram com força total a luta pelo bicampeonato em Gstaad. Cabeças-de-chave do Grupo C, as brasileiras estrearam na competição derrotando as chinesas Huang e Yue por 2 sets a 0, parciais de 23/21 e 21/17.
Na sequência, a dupla superou as austríacas Hansel e Montagnolli também em dois sets (21/17 e 21/14) e encerram o primeiro dia de jogos em Gstaad em primeiro lugar na chave. As brasileiras tentarão sustentar a liderança no último compromisso da primeira fase, diante das italianas Cicolari e Menegatti.
Líderes do ranking mundial, Juliana e Larissa também avançaram com tranquilidade à segunda fase do torneio suíço. Na primeira partida do Grupo A, as campeãs pan-americanas venceram as suíças Graessli e Goricanec por 2 sets a 0, com duplo 21/14.
Depois, novamente em dois sets (21/10 e 21/12), as tetracampeãs do Circuito Mundial bateram as russas Vasina e Khomyakova. No terceiro e último jogo da primeira fase, as brasileiras tentarão confirmar a ponta da chave diante das tchecas Klapalova e Hajeckova.
Outras formações brasileiras tropeçam - Integrantes do Grupo H, as irmãs Maria Clara e Carolina também estrearam com vitória em Gstaad. Na primeira rodada, as filhas da ex-jogadora Isabel derrotaram as russas Bratkova e Ukolova por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/12.
No entanto, na segunda partidas, as irmãs caíram diante das brasileiras naturalizadas georgianas Cris e Andrezza no tie-break: 21/11, 17/21 e 15/17. Na terceira e última rodada, a dupla tentará assegurar a classificação à segunda fase diante das locais e líderes do grupo Kuhn e Zumkehr.
"Fomos bem na partida contra as russas e também no primeiro set do segundo jogo. A partir daí, a Cris se encontrou em quadra e nosso saque e nosso sistema defensivo caíram. Mas ainda temos boas chances de avançar em primeiro lugar do grupo e vamos entrar forte para tentar garantir a liderança contra as suíças", conta Maria Clara.
A única dupla brasileira que não venceu no primeiro dia do torneio principal em Gstaad foi Luana/Lili. Vindas do qualifying, as capixabas foram superadas pelas alemãs Goller e Ludwig por 2 sets a 0 (17/21 e 15/21).
A dupla brasileira acabou não participando da segunda partida, que seria contra as gregas Arvaniti e Tsiartsiani, porque Lili sentiu dores na região abdominal. Se conseguir se recuperar a tempo, a parceria tentará garantir a terceira e última vaga do Grupo F na partida contra as tchecas Novakova e Tobiasova.