Campo Grande (MS) - O Vulkan Evolution 2009 Xtreme Submission Grappling levou 76 atletas para a disputa em MS. Na disputa de sábado (16), Taedes Mendonça e Guilherme Cubel foram os destaques das lutas no ginásio do Colégio Joaquim Murtinho, no centro da cidade de Campo Grande.
Guilherme Cubel da equipe Fight Sports venceu na categoria Open B o atleta Mateu Godoy, da Gracie Barra Detonando, a luta foi vencida por 2 x 0, o equivalente a uma queda. Na luta principal, Open A, reuniu dois dos maiores nomes da luta de solo do Estado, ambos de Corumbá, os faixa pretas de jiu jitsu Pedro Paulino da Fight Sports (campeão Sulamericano em 2008) e Taedes Mendonça da Iron (finalista do ADCC 2005 e Bicampeão da Copa Cyclone). A luta terminou empatada em 2 vantagens para cada e decidida a favor de Taedes pelo árbitro, gerando uma certa polêmica por parte dos torcedores de Pedro.
Por equipes a Fight Sports de Campo Grande sagrou-se campeã. O Grappling teve apoio da Fundesporte/Governo de MS, Funesp/Prefeitura de Campo Grande.