São Paulo (SP) - A nadadora Rebeca Gusmão está fora das Olimpíadas de Pequim. Nesta quinta-feira, ela recebeu suspensão de dois anos do Painel de Doping da Fina (Federação Internacional de Natação), em decisão informada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
Na última sexta-feira, Rebeca havia escapado do primeiro processo, de exame que datava de 2006, e com isso mostrava confiança em poder disputar os Jogos na capital chinesa. Na oportunidade, o CAS (Corte Arbitral do Esporte) se considerou sem jurisdição suficiente para julgar o caso, reencaminhando-o à Fina.
No entanto, desta vez não teve jeito para a nadadora, que, segundo informou a entidade brasileira, ficará de fora até 2 de novembro de 2009, visto que sua punição passa a valer desde o ano passado, quando foi afastada das piscinas de forma preventiva. Ao final, o exame que condenou a atleta foi o de 13 de julho de 2007, durante os Jogos Pan-Anamericanos.
Na competição disputada no Rio de Janeiro, Rebeca se sagrou a primeira brasileira a faturar a competição, batendo inclusive recordes nos 50m e nos 100m livre. Além dos dois ouros, ainda conquistou medalhas nos quartetos femininos: a de prata no 4 x 100m livre e a de bronze no 4 x 100m medley.