Rio de Janeiro (RJ) - Fluminense e Figueirense começam a decidir nesta quarta-feira, às 21h45m, no Maracanã, a Copa do Brasil. A conquista será especial e inédita para os clubes e seus respectivos técnicos. Renato Gaúcho tem a chance de comemorar seu primeiro título, o que recolocaria o Tricolor na disputa da Libertadores, competição que disputou pela última vez em 1985. Do lado do Figueira, a expectativa é a mesma. Mário Sérgio ainda não levantou nenhum caneco como treinador, e o time de Santa Catarina luta para disputar pela primeira vez a competição internacional.
Nas Laranjeiras, o Fluminense respira a Copa do Brasil. Depois de fracassar no ano passado com o Vasco, Renato Gaúcho tem mais uma chance de conquistar o seu primeiro título como treinador. Até por ter sido um jogador vitorioso, a ansiedade tem tomado conta do comandante. Mas garante estar de cabeça fria, e destaca que a oportunidade de quebrar tal jejum pelo Tricolor é algo especial. Renato ainda comemora as manifestações de carinho da torcida tricolor, que comprou todos os 64.414 ingressos postos à venda.
Um dos destaques do time carioca das Laranjeiras é o sul-mato-grossense Alex Dias, comandante do ataque da equipe, que já atuou em times como Vasco e São Paulo. Ao lado de Alex, joga o jovem Adriano Magrão, que nos últimos tempos tem feitos gols decisivos nas partidas do Tricolor.
O Figueira vai fazer mistério até o último minuto possível. A escalação só será divulgada momentos antes do jogo pelo técnico Mário Sérgio. O comandante alvinegro não terá Anderson Luiz, suspenso, jogador que atua pela direita na defesa. Para substituí-lo, as opções são o lateral-direito Lucas ou o atacante Ramon. Com este último no time, o volante Diogo jogaria na lateral (assista ao vídeo da visita de Schwenck ao grupo).
Ciente de que o jogo contra o Botafogo foi o primeiro de muitos garotos do Figueira no Maracanã, Mário Sérgio espera que o grupo tenha um pouco mais de maturidade para esta partida contra o Flu, novamente no ´Maior do Mundo´. "Foi uma pressão muito grande para eles, jogar no Maracanã é difícil. Só que agora já foram batizados, não tem mais desculpa", analisa.
Fluminense: Fernando Henrique. Carlinhos, Thiago Silva, Luiz Alberto e Ivan; Fabinho, Arouca, Cícero e Carlos Alberto; Alex Dias e Adriano Magrão. Técnico - Renato Gaúcho
Figueirense: Wilson, Lucas (Ramon), Felipe Santana, Chicão, Edson (Vinícius) e Ruy; Diogo, Henrique, Cleiton Xavier e André Santos; Victor Simões. Técnico - Mário Sérgio
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro(RJ)
Data: 30/05/2007
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Auxiliares: Edmilson Corona (Fifa-SP) e Walter José dos Reis (Fifa-SP).
Transmissão: O SporTV, Premiere Futebol Clube e a Rede Globo (menos para São Paulo e Rio Grande do Sul) transmitem a partida