Numa prova marcada pelo grande número de acidentes, Paulo Salustiano venceu neste domingo a 18ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 Light, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Ele dividiu o último pódio de 2004 com o também paulista Fábio Carreira, de quem tirou a liderança a uma curva da bandeirada final, e o paranaense Diogo Pachenki, campeão antecipado da temporada.
Largando da pole, conseqüência de sua vitória na 17ª etapa, disputada na tarde de sábado, Diogo não teve um bom desempenho ao apagar das luzes vermelhas e foi superado por Luiz Felipe Gama, Vicente Siciliano e Fábio Carreira. A freada para o "S" do Senna, tal qual na prova da véspera, foi marcada por uma grande confusão, em que Carreira assumiu a liderança. Pachenki, que chegou a cair para quarto, já era o segundo. A falta de aderência da pista, atribuída à leve garoa de momentos antes da largada, ocasionou as rodadas de Baltazar Júnior, Eduardo Placucci e José Guilherme Figueirôa no início da segunda volta e provocou a primeira intervenção do safety car. A relargada foi dada na quarta volta. Carreira e Pachenki, desta vez, foram as vítimas do piso pouco aderente, àquela altura com óleo, saíram da pista e viram Salustiano assumir a liderança. A segunda entrada do safety car na pista se deu logo em seguida. Gama também passou direto pelo "S" do Senna e, ao tentar voltar, atingiu o carro de André Carreira, que lhe tentava tomar a posição. Era fim de prova para os dois. Na relargada, Salustiano saiu da pista e cedeu as duas primeiras posições a Carreira e Pachenki. Vicente Siciliano e Oscar Sajovic bareram no "S", Reck Júnior rodou e bateu na Junção e o safety car voltou à pista. A décima volta começou com mais uma relargada. Salustiano ultrapassou Pachenki na entrada da reta oposta e abriu caça ao líder Carreira. Tentou lhe tomar a liderança no Mergulho, não conseguiu e manteve-se praticamente colado ao carro do adversário. Na chegada para a Junção, enquanto o líder defendia a posição, o segundo optou por um traçado diferente que lhe possibilitou assumir a liderança no Café, a poucos metros do fim da prova. Pachenki, se vencesse a prova, igualaria o recorde de vitórias da Stock Car Light - a marca de 11 primeiros lugares pertence à dupla Carlos Col/George Lemonias e ao goiano Wellington Justino. "Não deu, mas eu termino o ano muito satisfeito com tudo que aconteceu. E o resultado de hoje foi justo, o Salustiano e o Carreira guiaram muito bem e mereceram os resultados que conquistaram", disse o paranaense. "A briga dos dois foi muito boa", reconheceu. Diogo, a partir de agora, passa a se concentrar para a estréia, em 2005, na Stock Car V8, onde deverá continuar competindo pela PowerTech, equipe que o atende desde o ano 2000 nas várias competições por onde passou. "Vamos ter muito o que pensar e fazer até lá, e no ano que vem vamos estar na pista de novo, agora com um desafio bem maior, mas a mesma vontade de sempre de ganhar corridas. Agora, é só esperar", completou o piloto.