Campo Grande - Acontece na próxima quinta-feira (11), o lançamento do livro que conta a história do voleibol em Mato Grosso do Sul, onde dois professores da Funesp (Fundação Municipal do Esporte), relatam suas experiências e traalho na modalidade no Estado. Os profissionais de Educação Física, Wilson Anderson de Almeida e Valmir Moises Rabel, relatam no livro "Resgate histórico do voleibol de Mato Grosso do Sul – Sonhos... Histórias... Jogos...”, que registra os momentos do esporte no Estado, desde sua a criação até momentos atuais. O lançamento acontecerá no Armazém Cultural Cecília Meireles, da Esplanada Ferroviária.
O professor Wilson Anderson, conhecido como Nando, explica que o livro conta a história do vôlei a partir das pessoas. “É um sonho realizado. Reunimos inúmeros fragmentos dos momentos e pessoas inesquecíveis que gostaríamos de compartilhar com os aficionados da modalidade. Essa capacidade de imaginar, fez com que tivéssemos a oportunidade de registrar de forma muito tranquila os ocorridos hà tempos, diante da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS), a partir de sua fundação, das ações realizadas para o fomento do voleibol no que se refere a técnicos, dirigentes e atletas do Estado de Mato Grosso do Sul”.
Entre as histórias narradas no livro, está a do diretor-presidente da Funesp, José Eduardo Amancio da Mota, quando dirigiu a Federação de Voleibol de MS. Segundo Nando, é importante esclarecer que a Federação entra como um dos protagonistas nessa jornada mediante a qualidade de suas realizações, corroboradas pelas participações de Benjamin Insfran, Alex Acco, Talita Antunes e José Irio quando de suas participações em jogos do Circuito Nacional, Internacional e também em Olímpicas, com êxito e reconhecimento no meio esportivo e em nossa cultura esportiva.
Sobre o Livro - O livro inicia partindo do momento da concepção da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul-FVMS, relembrando de forma cuidadosa as ações com os participantes desta implantação, iniciada em 1992. De acordo com Valmir Moises, durante muitas pesquisas, tempo e organização foi dedicado ao livro principalmente pela identificação de fatos relevantes na história, vindos a partir da década de 50. “Desde quando iniciamos o livro, sempre tivemos cientes da grande responsabilidade de viabilizar e organizar as ações e seus protagonistas, ilustrando personagens contidos em seis décadas, elucidando impactos, contribuições e benefícios alcançados com a chegada do Professor Alcídio Pimentel e era dos jogos Noroestino e COPAGAZ e fatos e resultados recentes no vôlei de praia”.
Para a publicação do livro, os professores tiveram apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Fundo de Investimento a Cultura da Fundação de Cultura de MS e para o lançamento recebam apoio da FVMS e da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte.
Serviço - O evento tem horário programado para as 19 horas, no Armazem Cultural, que se localiza na avenida Calógeras nº 3.065 - Esplanada Ferroviária.