Sendai (Japão) - Depois de fechar de forma invicta a primeira fase da Copa do Mundo feminina de vôlei, a seleção brasileira estreou nesta terça-feira na segunda etapa da competição com mais uma vitória. A vítima da equipe nacional desta vez foi o Peru, que, embora tenha apresentado boa disposição defensiva, não conseguiu parar as comandadas do técnico José Roberto Guimarães.
O resultado foi conquistado com relativa tranqüilidade pelas meninas do Brasil. Com boa variação de jogadas, o time precisou de apenas 1h07 para sacramentar o resultado por 3 sets a 0, com as fáceis parciais de 25/17, 25/15 e 25/17, assim como na final do Sul-americano da categoria. Em setembro, vale lembrar, as duas equipes decidiram o título do torneio e as representantes nacionais obtiveram passaram pelas rivais também por sets seguidos, mas com 25/20, 25/17 e 25/15.
Foi a quarta vitória do time verde e amarelo, que voltou a despontar na primeira colocação da tabela. Com oito pontos, a seleção brasileira segue imbatível assim como Itália e Estados Unidos, mas leva a melhor sobre as européias na média de pontos e sobre as norte-americanas pelo saldo de sets. Já o Peru possui apenas cinco pontos.
A maior pontuadora do time nacional foi a ponteiro Jaqueline, um dos destaques do Brasil na competição. Embora tenha sido poupada durante grande parte da última parcial, a atleta marcou 13 pontos, sendo dez de ataque, um de bloqueio e dois de saque. A também ponteiro Paula Pequeno, por sua vez, conferiu 12 tentos, enquanto a meio-de-rede Fabiana terminou com dez e a oposto Sheilla, com nove.
Entre as peruanas, o destaque foi a capitã Leyla Chihuan, que derrubou dez bolas na quadra verde e amarela, sendo nove em ataque e um no bloqueio. Já Luren Baylon Francis deixou a quadra com mais sete tentos, todos em cortadas, enquanto Mirtha se saiu bem em um ataque, cinco bloqueios e um saque.
O Brasil volta às quadras em Sendai já nesta quarta-feira, para o duelo de invictos com os Estados Unidos, em partida programada para as 7 horas (de Brasília). No jogo preliminar, com início marcado para as 4h05, as peruanas enfrentam Cuba.