Missouri (EUA) - Sem a concorrência de Michael Phelps, o brasileiro Thiago Pereira não teve menor problema para vencer a disputa dos 200m medley do Missouri Grand Prix, torneio de natação que está sendo realizado na cidade norte-americana de Columbia. Esta foi a primeira medalha de ouro dele na competição.
O fluminense marcou 2min00s24, bem à frente do segundo colocado, o húngaro Tam Kerekjarto, que fez 2min01s92, pouco melhor que Jeremy Knowles, de Bahamas. Apesar da vitória, Thiago não nadou com todo o seu potencial e cravou um tempo bem inferior ao recorde brasileiro, que é de 1min57s79 e pertence a ele mesmo.
Outro representante nacional que subiu ao pódio nessa segunda-feira foi Kaio Márcio de Almeida, terceiro colocado nos 100m borboleta, com 52s60. A vitória nesta prova ficou justamente com Phelps, que conseguiu 51s52 e foi seguido pelo atual recordista mundial da prova, o norte-americano Ian Crocker, que conseguiu exatos 52 segundos.
Henrique Barbosa, por sua vez, por pouco também não conquistou uma medalha nos 100m peito, ao marcar 1min02s18 e ser o quarto colocado na disputa. A vitória ficou o norte-americano Brendan Hansen, dono do melhor tempo do mundo na prova e que nesta segunda conseguiu 1min00s85. A prata foi para Mark Gangloff e o bronze para Scott Usher.
Nos dias anteriores do Missouri Grand Prix, o Brasil já havia conquistado duas medalhas de ouro com César Cielo (50m e 100m livre) e duas pratas, uma através de Thiago Pereira (400m medley) e outra com Kaio Márcio (200m borboleta).