‘Sem orgulho’: Campeão de MS fala sobre desafios no jiu-jitsu

da redação - 17 de mar de 2025 às 11:12 57 Views 0 Comentários
‘Sem orgulho’: Campeão de MS fala sobre desafios no jiu-jitsu Da Redação

O atleta João Lucas conquistou alguns dos principais títulos do jiu-jitsu nos últimos anos, incluindo o Pan-Americano, o Mundial Gi/No Gi, o Campeonato Brasileiro e a Copa Pódio. Entre essas conquistas, ele destaca o Pan-Americano como a mais significativa. “Para mim, o campeonato Pan-Americano foi o mais significativo, pois eu não estava tão confiante e, já que era um grande campeonato, o nervosismo ficava cada vez maior. Entretanto, eu creio em um Deus que é Todo-Poderoso e sabia também que eu tinha treinado muito para isso, não iria desperdiçar essa chance”, afirmou o atleta.

Para alcançar o alto nível competitivo, João Lucas mantém uma rotina intensa de treinos. “Treino e treinava todos os dias para essas competições, sempre buscando aprender técnicas novas e, é claro, treinar sem orgulho, mas treinar forte, é essencial”, disse. Além do jiu-jitsu, ele destaca a importância de praticar outras modalidades para complementar sua preparação. “Fez muita diferença para mim treinar outro esporte em prol do jiu-jitsu, no meu caso, treinar wrestling como uma forma de preparação física, ganho de força, aumentar as habilidades em quedas e passagens, agilidade, velocidade e gás.”

Ao conquistar o título mundial, João Lucas descreveu o momento como inesquecível. “Acho que eu só pensava nas lutas que eu tinha feito, no pódio que eu ia subir. É um momento maravilhoso e inesquecível.”

Entre os desafios enfrentados na trajetória no esporte, ele cita a falta de apoio e as dificuldades físicas. “A falta de apoio, do estado em geral, pessoas que poderiam ajudar, no entanto, não ajudam. E problemas físicos, como, por exemplo, o peso e manter-se em forma.”

O atleta também já enfrentou adversários marcantes. “Com certeza, existem diversos adversários que marcaram a minha carreira, tanto por rivalidade quanto por uma luta difícil.”

Para ele, o jiu-jitsu tem evoluído nos últimos anos, especialmente com a popularização do esporte e o desenvolvimento de novas técnicas. “Enxergo essa evolução assistindo grandes lutas que acontecem atualmente e pela popularização do jiu-jitsu. Para mim, as principais mudanças são as técnicas complexas que se tornam cada vez mais presentes no jiu-jitsu mundial.”

João Lucas aconselha os atletas que sonham em alcançar um alto nível competitivo a manterem a consistência nos treinos. “Treinar muito e com consistência, aprendendo sempre e sempre mais, treinando para evoluir, sem orgulho.”

Além das competições, ele já planeja novos projetos dentro do esporte. “Inequivocadamente, desejo, futuramente, abrir uma academia, formar novos campeões e dar aulas.”

Sobre a pressão de se manter no topo, João Lucas destaca a importância da confiança e da fé. “A pressão sempre é grande, mas saber lidar é essencial. Eu lido com a pressão, sempre estando confiante e, com certeza, buscando renovo em Deus. A minha preparação mental é meu momento com Deus, que é a melhor preparação mental e espiritual de todas.”

Para 2025, o atleta já tem novas metas definidas. “Ganhar todos os campeonatos possíveis, principalmente os grandes e significativos campeonatos. Com certeza, vou buscar ao máximo todos os títulos que eu conseguir.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.