Okayama (Japão) - A seleção brasileira masculina de vôlei conseguiu nesta segunda-feira a sua sexta vitória na Copa do Mundo e deu mais um passo rumo à conquista da classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Sem muito trabalho e com alguns titulares poupados, o time verde e amarelo bateu a Tunísia por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/16 e 25/21.
Sem o ponteiro Giba, poupado por Bernardinho, o Brasil viu Murilo, substituto do capitão, terminar o confronto como principal pontuador da equipe após derrubar 15 bolas na quadra adversária. Outro que esteve bem foi o ponta Dante, que obteve oito acertos. O maior pontuador da partida, no entanto, foi o tunisiano Hichem Kaabi, principal jogador da equipe africana, que terminou o duelo com 16 êxitos.
No entanto, nem tudo correu perfeitamente bem para o grupo de Bernardinho. Ao longo da partida, o líbero Serginho, embora tenha atuado durante grande parte do confronto, sofreu uma lesão na coxa direita e pode virar dúvida para as próximas partidas da seleção. Outro que se machucou foi o meio-de-rede Gustavo, que teve um problema no dedo no começo do segundo set e não voltou mais para a quadra.
Apesar do resultado, o Brasil continua atrás da invicta Rússia na tabela de classificação do torneio. Com 13 pontos, os representantes nacionais são os vice-líderes da Copa, enquanto os europeus possuem 14. A Tunísia, que venceu apenas uma vez, é a décima colocada com oito.
As duas equipes voltam à quadra nesta terça-feira para a última partida na cidade de Okayama, pela terceira fase da competição. A equipe tunisiana encara a Bulgária às 4h35 (de Brasília), na preliminar do confronto entre Brasil e Coréia do Sul, com início marcado para as 7h35.
O jogo - A Tunísia começou bem a partida, equilibrando a disputa e não deixando o time nacional abrir vantagem no placar. O empate persistiu até o segundo tempo técnico, com as duas equipes disputando ponto a ponto.
Na reta final da parcial, porém, o Brasil fez valer a sua experiência e conseguiu pela primeira vez deslanchar no marcador até fechar a parcial com certa tranqüilidade, com 25/19.
O segundo set foi mais tranqüilo para os comandados de Bernardinho. Embora os tunisianos tenham conseguido uma vantagem de 3/1 nos pontos iniciais, o Brasil rapidamente se recuperou e, com uma boa seqüência de acertos, virou o placar e abriu uma boa diferença em relação aos adversários.
A superioridade do time verde e amarelo cresceu ao longo da parcial, e os representantes nacionais não tiveram problema algum para obter fáceis 25/16 e ficar a um set da vitória.
Na terceira parcial, Bernardinho decidiu dar ritmo de jogo aos reservas, deixando em quadra o oposto Anderson e o levantador Bruninho, além do central André Heller e o ponteiro Murilo, que haviam começado o confronto como titulares.
Mesmo sem seis principais jogadores, a seleção brasileira não teve problemas para dominar a disputa. Depois de ir para o primeiro tempo técnico com 8/5, o time verde e amarelo continuou abrindo vantagem ao longo da etapa.
Na segunda parada técnica, a diferença entre as duas equipes já era de seis pontos, com 16/10. A Tunísia diminuiu a vantagem adversária para três pontos, com 18/15 e depois para dois, com 22/20, mas não foi o suficiente para impedir os 25/21, que deu a sexta vitória ao time de Bernardinho na Copa do Mundo.