Campo Grande (MS) - Muitas vezes, garantir vaga para um Campeonato Mundial não é motivo de festa, mas sim o ponto de partida para uma nova luta. É isso que acontece com alguns lutadores em Campo Grande, que garantiram vaga para o Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, mas ainda não sabem se poderão ir até São Paulo competir por falta de patrocínio.
"Ficamos de mãos atadas, pois você sabe que tem potencial, que tem condições de ganhar, mas sempre falta verba. E é isso que precisamos, de ajuda", apela o bicampeão estadual Thiago Matos da Silva, de 25 anos, que conseguiu a vaga neste final de semana, durante a Seletiva realizada em Campo Grande.
Ano passado, Thiago não foi para o Mundial por falta de patrocínio. Este ano, ele espera que seja diferente. "A gente precisa de patrocínio para mostrar nosso talento lá. Espero que alguma empresa particular ou até mesmo o governo se interesse em ajudar os lutadores", diz esperançoso.
Segundo Nilson Pulgatti, presidente da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso do Sul, em 2009 quase 90 atletas do Estado foram selecionados para a disputa, mas apenas 42 conseguiram viajar. Este ano a expectativa é mais pessimista.
"Acho que uns 30 poderão ir [disputar o Mundial] este ano. Vamos buscar apoio para tentar viabilizar a viagem destes atletas, mas este ano está difícil. Alguns atletas que foram ano passado não vão este ano por falta de apoio. Está difícil", lamenta.
O Campeonato Mundial acontecerá entre os dias 15 e 18 de julho, no Ibirapuera, em São Paulo. Até lá, outro lutador espera conseguir apoio para poder competir. Flávio Simões, de 31 anos, conseguiu apoio do Buffer Festa. Este ano, ele deve apelar novamente aos amigos.
"É uma decepção muito grande você se esforçar o ano todo e não poder lutar. É muito pouco o incentivo, ainda mais no jiu-jitsu. Este ano vou correr atrás de outras empresas, do próprio buffet e vou usar recursos próprios", diz o atleta, que estipula gastos em torno de R$ 500 para poder viajar.
As galerias de fotos da Seletiva para o Mundial de Jiu-Jitsu estarão disponíveis ainda esta semana.