As seleções adulto (+17 anos) e cadete (15 e 16 anos) de Mato Grosso do Sul embarcam neste domingo (23), às 20h30, com destino a Cuiabá (MT). No Estado vizinho, os sul-mato-grossenses disputam o Campeonato Brasileiro de Boxe.
A competição mais importante da modalidade no País vai acontecer no período de 24 a 29 deste mês no ginásio Aécio Tocantins e reunirá mais de 160 atletas de 27 estados e do Distrito Federal.
Mato Grosso do Sul levará para o torneio seus melhores lutadores nas duas classes, com a esperança manter a supremacia do boxe na região Centro-Oeste. Entre as esperanças de medalhas de ouro para MS estão o atual campeão e atleta da Seleção Brasileira Gleison Mamut (+91 kg), 28 anos, e Willian Santos (69 kg), 18 anos, atleta da Seleção B do Brasil.
No adulto, a seleção sul-mato-grossense também terá outros nomes de peso, como a de Luís Cláudio (54 kg), 24 anos, e Marcelo Lima (57 kg), 17 anos. O primeiro é detentor do título da Forja de Campeões Paulista e atual terceiro colocado no Brasileiro. Já Marcelo Lima obteve a medalha de bronze no Brasileiro Juvenil, realizado em junho deste ano em Brasília. Alguns estreantes também compõem a seleção. Entre eles estão Saennes Balbina (91 kg), Vinícius Teixeira (60 kg) e Aldo Ocampos (81 kg).
Para o presidente da FDBMS (Federação de Boxe de MS), Marcelo Nunes, o Campeonato Brasileiro é muito difícil, pois conta com os melhores do País e para complicar, MS pode sentir a falta de Vande Lopes (81 kg) e Caiub Ajala (64 kg). São dois atletas experientes e comparados aos melhores do País. "São duas medalhas praticamente garantidas, que pode nos escapar", comenta o dirigente.
Apesar dos desfalques, MS tenta manter a quarta colocação obtida no Brasileiro de 2007, realizada em Brasília. Naquele ano, a Seleção campeã foi a Bahia, seguida pelo Pará e São Paulo.
Já Seleção Cadete do MS pela primeira vez participa de uma competição nacional. A equipe, apesar da pouca idade, conta com alguns atletas experientes, como Kelvis Carvalho ((57 kg), Shelton Campos (52 kg) e Emíliano Reis (70 kg).