Rio de Janeiro - A delegação da Seleção Brasileira Sub-17, que derrotou a Argentina nos pênaltis, na final do Sul-Americano do Chile, e acentuou a hegemonia na América do Sul - são nove títulos conquistados e o terceiro consecutivo na categoria (1988, 91, 96, 97, 99, 2001, 2005, 2007) em treze edições- desembarca às 00h35 desta segunda-feira (11) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
A Seleção Brasileira Sub-17, dirigida pelo técnico Lucho Nizzo, ratificou a hegemonia no Sul-Americano ao conquistar o nono título da categoria, em Iquique, no Chile. Depois de empate em 2 a 2 no tempo normal, a Seleção Brasileira derrotou a Argentina, na cobrança de pênalti, por por 6 a 5.
Nas penalidades, como nos 90 minutos, a briga pelo título foi acirrada. Depois de 18 cobranças, o Brasil venceu a Argentina por 6 a 5. João Pedro, Zezinho, Fernando, Carlão, Maurício e Wellington marcaram para os brasileiros. Coutinho, Gerson e Dudu perderam. Após chute do argentino Lucas Krupsky para fora, e gol de Maurício na cobrança seguinte, o Brasil sagrou-se campeão Sul-Americano Sub-17. Pela Argentina, Rotondi, Orfano, Apaza, Diego Martinez e Leandro Marín fizeram. Sérgio Araújo, Villalva, Espindola e Lucas Krupsky perderam as suas cobranças.
Na Sub-17, Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia asseguraram as quatro vagas sul-americanas no Mundial da Nigéria 2009, que será disputado de 24 de outubro a 15 de novembro.