Santo Andé (SP) - A Seleção Olímpica Masculina de Handebol fez, na tarde de hoje (18), sua quarta partida pela primeira fase do 22º Campeonato Mundial de Handebol, realizado na Suécia. Dessa vez, o adversário foi a Noruega, que superou o Brasil por apenas um gol: 26 a 25 (13 a 12). Com o resultado, o Brasil fica sem chances de classificação para a segunda fase da competição.
O primeiro tempo de jogo foi muito equilibrado, com as duas equipes se alternando na liderança do placar, que oscilava entre três gols de diferença. E a segunda etapa não foi muito diferente até o momento em que a Noruega conseguiu abrir vantagem de cinco gols. No final, jogo emocionante. O Brasil reagiu, encostou no placar e esteve muito próximo de virar e conseguir a vitória.
O artilheiro brasileiro na partida foi o armador Zeba, com seis gols. Além dele, marcaram pelo Brasil Léo (5), Japa (4), Chiuffa (2), Borges (5) e Vinícius (3).
Apesar de não ter vencido a Noruega, o técnico da Seleção Olímpica do Brasil, Javier Garcia Cuesta, elogiou o empenho da equipe. "Fizemos um bom trabalho, especialmente na defesa. Mais uma vez todos se dedicaram ao máximo. Se tivéssemos jogado dessa maneira em todas as partidas estaríamos hoje com a classificação", disse o espanhol.
O armador Japa concorda com as palavras do treinador. "Mesmo sendo derrota, esse foi o nosso melhor resultado no Mundial. Falhamos em alguns setores, mais conseguimos jogar bem nos contra-ataques. Perdemos em detalhes. Com esse empenho, tenho certeza de que teríamos vencido as outras partidas", disse Japa, que falou, também, sobre o início da campanha do Brasil neste Mundial.
"A ansiedade na estreia, contra a Áustria, foi um dos fatores que nos levaram à desclassificação. Não estávamos concentrados o bastante e isso pesou no restante da competição. Mas é importante destacar que a equipe lutou até o fim", completou Japa.
Na partida contra a Áustria, na última sexta-feira (14), o Brasil foi superado por 34 x 24. No dia seguinte, perdeu para a forte Seleção da Islândia por 34 x 26 e ontem (17), foi superado pela Hungria por 36 x 24.
Agora, a Seleção Brasileira se despede da fase classificatória do Mundial na quinta-feira (20), às 14h, contra o Japão, com transmissão ao vivo dos canais Band Sports e do Esporte Interativo.