Poços de Caldas (MG) - Neste domingo (12), a Argentina derrotou o Brasil por 3 sets a 1, com parciais de 13/25, 25/14, 21/25 e 23/25 na final Sul-Americano Juvenil masculino de vôlei. A partida durou cerca de 1h41. A medalha de bronze ficou com a Venezuela.
As duas seleções entraram em quadra já classificadas para o Campeonato Mundial da categoria, que será disputado na Índia, em julho de 2009. Os argentinos, bi-campeões (80 e 82), tiveram em Nicolas Uriarte seu principal nome. O jovem de 18 anos fez parte da equipe adulta na Copa América, realizada em Cuiabá. Nesta ocasião, ele levou três prêmios: melhor jogador, levantador e saque. Outros dois companheiros de time também levarão mais um troféu na bagagem além da medalha de ouro: Franco Lopez (melhor líbero) e Pablo Crer (melhor bloqueio).
Da seleção brasileira, os premiados foram Maurício (melhor recepção) e Thales (melhor defesa). O maior pontuador do Sul-Americano foi Jose Nazareno, do Equador, com 96 pontos em todo o campeonato. O melhor atacante foi Jose Perez, da Venezuela.