Poços de Caldas (MG) - A seleção brasileira infanto-juvenil masculina de vôlei fez na manhã desta segunda-feira (13) seu primeiro treino no ginásio Poliesportivo de Poços de Caldas, onde disputará a partir de quarta-feira a 16ª edição do Campeonato Sul-Americano da categoria. O Brasil está no grupo A e estreará contra o Peru, a partir das 18h30.
O Brasil jamais perdeu o título sul-americano da categoria. A competição ganha um significado maior, pois classificará as duas melhores seleções para o Campeonato Mundial, que acontecerá na Itália, em agosto do ano que vem.
No comando técnico de seleções de base desde 91, Percy Oncken afirmou que, durante os quatro meses de treinamento do grupo no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, os jogadores apresentaram uma evolução. Mas destacou que o campeonato é uma incógnita para todos os países.
Durante o período de treino, a equipe fez diversos amistosos e também jogos-treinos contra a seleção brasileira juvenil, e as seleções infanto-juvenis da Itália e Equador, além da Colômbia nas duas categorias.
"Nosso time conseguiu se preparar bem. Tecnicamente, a equipe evoluiu em todas as posições. O primeiro ano dos atletas na seleção infanto-juvenil é uma mudança drástica para eles porque é um volume de treinamento alto e um regime de concentração que não estavam acostumados. Temos que saber administrar bem isso. Além da própria inexperiência tática, técnica e física", afirmou Percy.
A competição conta com oito seleções divididas em dois grupos. No A, além de Brasil e Peru, estão Uruguai e Chile. No B, jogam Argentina, Venezuela, Paraguai e Colômbia. Passam para as semifinais as duas equipes mais bem colocadas de cada chave.
Na rodada de abertura, além de Brasil e Peru, enfrentam-se também Chile e Uruguai, às 9h, Venezuela e Paraguai, às 11h, e Argentina e Colômbia, às 16h30.
Na quinta-feira (16), às 18h30, o Uruguai será o adversário do Brasil. As outras partidas sã Venezuela x Colômbia (9h), Chile x Peru (11h) e Argentina x Paraguai (16h30).
No encerramento da fase classificatória, na sexta-feira (17), a seleção brasileira jogará contra o Chile, às 18h30. A rodada será iniciada às 9h, com Uruguai e Peru. Às 11h, o Paraguai enfrentará a Colômbia, e às 16h30, será a vez de a Argentina medir forças com a Venezuela.
Aa semifinais serão disputadas no sábado (18) a tarde (16h30 e 18h30). A decisão do título, no domingo (19), acontecerá às 18h30.